Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do microRNA-22 e da senescência celular nas disfunções metabólicas induzidas pela obesidade

Processo: 20/13211-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Gabriela Placoná Diniz
Beneficiário:Gabriela Placoná Diniz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade  Senescência celular  Tecido adiposo  MicroRNAs  MicroRNA 22  Fenômenos metabólicos  Dieta hiperlipídica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alteração metabolica | dieta rica em gordura | microRNA-22 | obesidade | Senescência celular | Tecido adiposo | Obesidade

Resumo

A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Estudos recentes indicam que a obesidade induzida por dieta rica em gordura aumenta a senescência celular do tecido adiposo branco, e que a depleção de células senescentes diminui algumas alterações cardiovasculares e metabólicas promovidas pela obesidade. Apesar da obesidade aumentar a senescência celular, pouco se sabe a respeito dos mecanismos envolvidos no aumento da senescência do tecido adiposo branco desencadeada pela dieta rica em gordura. Um dos mecanismos relacionados ao controle da senescência celular é o miRNA-22. Trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo identificaram que a deleção do miRNA-22 atenua o ganho de tecido adiposo branco e previne a dislipidemia induzida pela obesidade. Considerando que o miRNA-22 e a dieta rica em gordura estimulam a senescência celular, o objetivo do presente estudo consiste em caracterizar o impacto do miRNA-22 na senescência do tecido adiposo branco e nas disfunções metabólicas promovidas pela obesidade. Para isso, camundongos wild type e knockout para o miRNA-22 serão induzidos à obesidade e o perfil de senescência do tecido adiposo branco será caracterizado através de análises moleculares. Ainda, para avaliar se a depleção de células senescentes é capaz de potencializar os efeitos promovidos pela deleção do miRNA-22 na obesidade, camundongos wild type e knockout para o miRNA-22 serão induzidos à obesidade e tratados com senolíticos. Para investigar se o tecido adiposo branco de obesos secreta moléculas capazes de influenciar as disfunções metabólicas, e se o miRNA-22 é capaz de modular esse efeito, serão realizados experimentos de transplante de tecido adiposo branco de camundongos obesos, com ou sem o miRNA-22, em camundongos receptores, que serão induzidos à obesidade. Além disso, para caracterizar diretamente o impacto do miRNA-22 na senescência celular de adipócitos, serão utilizadas células 3T3-L1 com deleção do miRNA-22 pelo método de CRISPR/Cas9. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINO, CAROLINE A.; DE OLIVEIRA-SILVA, TABATHA; LUNARDON, GUILHERME; BALBINO-SILVA, CAMILA; LIMA, VANESSA M.; HUANG, ZHAN-PENG; DONATO, JOSE; TAKANO, ANA PAULA C.; BARRETO-CHAVES, MARIA LUIZA; WANG, DA-ZHI; et al. Ablation of miRNA-22 protects against obesity-induced adipocyte senescence and ameliorates metabolic disorders in middle-aged mice. MECHANISMS OF AGEING AND DEVELOPMENT, v. 210, p. 14-pg., . (18/10338-2, 20/13211-3, 18/21491-6)
MIRANDA, JULIANE B.; LUNARDON, GUILHERME; LIMA, VANESSA M.; SILVA, TABATHA DE OLIVEIRA; LINO, CAROLINE A.; JENSEN, LEONARDO; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; DA SILVA, IVSON BEZERRA; LU, YAO WEI; LIU, JIANMING; et al. Set7 Deletion Prevents Glucose Intolerance and Improves the Recovery of Cardiac Function After Ischemia and Reperfusion in Obese Female Mice. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 56, n. 3, p. 17-pg., . (18/10338-2, 20/13211-3, 18/25814-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.