Busca avançada
Ano de início
Entree

Asteraceae e fungos endofíticos: caracterização de metabólitos secundários e atividades biológicas

Resumo

Asteraceae é uma das famílias de maior diversidade mundial cujas espécies são utilizadas para fins econômicos e medicinais, e os metabólitos produzidos apresentam diversas bioatividades. Entretanto, raros são os estudos que consideram a diversidade química e biológica da microbiota associada às asteráceas. Assim, o objetivo desse projeto é explorar o metaboloma de três espécies não estudadas e nativas dos Campos rupestres e Campos de altitude, e de seus respectivos fungos endofíticos, como fontes de novos componentes bioativos. Os extratos brutos vegetais e fúngicos serão preparados, pré-fracionados, submetidos a bioensaios (atividades antirradicalar, anti-inflamatória, antimicrobiana e citotóxica), analisados através de espectrometria de massas e organizados em redes moleculares. Amostras bioativas que apresentarem novas substâncias serão purificadas e os componentes identificados serão reavaliados nos ensaios biológicos. Adicionalmente, a diversificação da produção metabólica será investigada em duas cepas de fungos endofíticos. Esse projeto interdisciplinar possui colaboração de instituições estrangeiras e contribuirá com a ampliação do conhecimento sobre a diversidade química e potencial biológico de espécies de Asteraceae e de fungos endofíticos do Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARINELLA, VICTOR F.; KAWAFUNE, EUNIZINIS S.; TANGERINA, MARCELO M. P.; DOMINGOS, HELORI V.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; FERREIRA, MARCELO J. P.. OSMAC Strategy Integrated with Molecular Networking for Accessing Griseofulvin Derivatives from Endophytic Fungi of Moquiniastrum polymorphum (Asteraceae). Molecules, v. 26, n. 23, . (20/16554-9, 15/17177-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.