Auxílio à pesquisa 20/14783-0 - Parasitologia, Toxoplasmose - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

MicroRNAs e seus mecanismos de regulação gênica na toxoplasmose sintomática

Processo: 20/14783-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cristina da Silva Meira Strejevitch
Beneficiário:Cristina da Silva Meira Strejevitch
Instituição Sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cinara de Cássia Brandão ; Luiz Carlos de Mattos ; Vera Lúcia Pereira Chioccola
Assunto(s):Parasitologia  Toxoplasmose  Toxoplasma gondii  Expressão gênica  MicroRNAs  Citocinas  Resposta imune 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | expressão gênica | miRNAs | resposta imune | Toxoplasma gondii | toxoplasmose | Parasitologia

Resumo

Estudos recentes mostram que os microRNAs (miRNAs), pequenas moléculas que exercem importante papel na regulação da expressão gênica em células de eucariontes são capazes de regular negativamente o processamento, estabilidade e tradução de diversos RNAs mensageiros alvos para a produção de citocinas. Entretanto, os mecanismos regulatórios envolvidos durante a infecção por Toxoplasma gondii ainda permanecem desconhecidos. Nossos achados sobre a caracterização da resposta imune em pacientes com toxoplasmose sintomática (ocular e cerebral) identificaram potenciais miRNAs que poderiam estar envolvidos na regulação da produção de importantes citocinas para o controle da infecção. Estas informações nos levaram a investigar a caracterização da resposta imune em uma das formas clínicas mais importantes da toxoplasmose, a forma congênita. Desta forma, o objetivo deste projeto consiste em avaliar os níveis de miRNAs e citocinas em amostras pareadas de mãe (soro/plasma de gestantes com toxoplasmose aguda) e feto (líquido amniótico) com o intuito de identificar potenciais miRNAs marcadores de infecção congênita. A seguir, os miRNAs diferencialmente expressos serão submetidos às análises in silico e terão seus alvos preditos determinados. Por fim, para darmos seguimento ao estudo mesmo com a impossibilidade de isolarmos a cepa do parasita presente nas amostras clínicas, pretendemos estabelecer um modelo in vitro de cultura celular infectada com cepa RH de T. gondii para validar os achados obtidos após análise in silico e confirmar os potenciais efeitos dos miRNAs sob seus alvos através da caracterização funcional in vitro dos miRNAs selecionados. Ainda, pretendemos mensurar seus efeitos nos processos celulares e seu impacto na produção de citocinas importantes para o controle da infecção. Acreditamos que a investigação do desempenho destas moléculas na regulação do sistema imune é oportuna e relevante. Uma vez que recentes estudos estão buscando miRNAs que possam ser biomarcadores de complicações associadas à gravidez, pouco se sabe no contexto de doenças infecciosas e parasitárias, como na toxoplasmose congênita. Assim, o estudo de novos marcadores de infecção congênita poderiam auxiliar no desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas, implicando numa terapia mais agressiva, no prognóstico da infecção, no estudo de novos alvos terapêuticos e proporcionar uma maior compreensão do binômio mãe-feto pouco estudado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, INGRID DE SIQUEIRA; DA CRUZ, ALLECINEIA BISPO; MAIA, MARTA MARQUES; CARNEIRO, FRANCIELI MARINHO; GAVA, RICARDO; SPEGIORIN, LIGIA COSENTINO JUNQUEIRA FRANCO; BRANDA, CINARA CASSIA; TRUZZI, INGRID GOMES DE CAMPOS; DE FARIA JUNIOR, GERALDO MAGELA; DE MATTOS, LUIZ CARLOS; et al. Identification and validation of reference genes of circulating microRNAs for use as control in gestational toxoplasmosis. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 256, p. 7-pg., . (18/09448-8, 20/14783-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: