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Promovendo exportações no Brasil

Processo: 21/04886-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2021 - 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Internacional
Convênio/Acordo: Swiss National Science Foundation (SNSF)
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Ponczek
Beneficiário:Vladimir Pinheiro Ponczek
Pesq. responsável no exterior: Nicolas Depetris Chauvin
Instituição no exterior: Haute École de Gestion de Genève (HEG), Suíça
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristine Campos de Xavier Pinto ; Emanuel Augusto Rodrigues Ornelas ; João Paulo Cordeiro de Noronha Pessoa
Assunto(s):Comércio internacional  Trade and labor market outcomes  Exportação  Promoção de exportações  Mercado de trabalho  Produtividade  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazil | Promoting Exports | Trade and Labor Market Outcomes | Comércio Internacional

Resumo

No projeto r4d financiado pela Fundação Nacional da Suíça, encontramos evidências da importância da exportação para a produtividade, o emprego e os salários das empresas. Por exemplo, Olarreaga e Ugarte (2020) descobriram que aumentar a participação dos orçamentos das agências de promoção de exportações nas exportações totais leva a uma redução do desemprego. Os efeitos são mais fortes quando os esforços se concentram em setores nos quais os países têm uma vantagem comparativa. Neste projeto, pretendemos envolver empresas e partes interessadas no Brasil em um estudo controlado randomizado (RCT) que testa como os cursos online sobre procedimentos relacionados à exportação podem afetar as decisões das empresas de exportar e sua dinâmica de emprego. As empresas do grupo de tratamento serão envolvidas em diferentes sessões de treinamento on-line, fornecendo informações sobre distintos impedimentos à exportação: burocracia, atritos financeiros, como encontrar clientes no exterior (incerteza de demanda). O RCT envolverá pequenas, médias e grandes empresas manufatureiras no Brasil. O objetivo final é avaliar as políticas que poderiam ajudar os formuladores de políticas nos países em desenvolvimento a promoverem o comércio internacional e o desenvolvimento econômico em um futuro próximo. (AU)

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