Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhoramento das propriedades superficiais de componentes de uso industrial por implantação iônica tridimensional

Resumo

Tendo obtido resultados relevantes em um experimento de implantação iônica por imersão em plasma (IIIP), tenta-se viabilizar a utilização desse método em algumas indústrias instaladas no estado. A implantação iônica (II) é um método de tratamento superficial de grande impacto na área de novos materiais e tem sido empregada em algumas indústrias de ponta. O principal fator limitante desse processo para aplicações industriais mais generalizadas, porém, é o seu caráter de implantação com linha-de-visão, que dificulta ou impossibilita tratamentos tridimensionais de peças de geometria complexa, a baixo custo. Por seu lado, a implantação iônica por imersão em plasma (IIIP) vem abrindo novas fronteiras e oportunidades de aplicação industrial. Esse processamento tira vantagem da implantação sem linha-de-visão e da possibilidade de ser independente da área a ser tratada. Na primeira fase procurou-se desenvolver uma parte do equipamento HIP (Inpe/Metrolab) referente à fonte de plasma de alto desempenho, por meio da utilização de um sistema de vácuo de alta eficiência e fonte de descarga glow com potencial controlado. Na segunda deve-se construir uma nova câmara de vácuo e integrar o sistema com um pulsador de alta tensão com alta taxa de repetição e outros equipamentos adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UEDA‚ M.; BERNI‚ LA; CASTRO‚ RM. Application of plasma immersion ion implantation for improved performance of tools and industrial components. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 200, n. 1, p. 517-520, . (99/06961-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.