Auxílio à pesquisa 21/08373-7 - História da cultura, História da música - BV FAPESP
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São paulo estrepitosa: novas práticas e culturas sonoras no início do Século XX

Processo: 21/08373-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:José Geraldo Vinci de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da cultura  História da música  História de São Paulo  Modernidade  Cultura sonora  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Sonora | História Da Cultura | história da música | História De São Paulo | modernidade | História das culturas sonoras

Resumo

A obra apresenta alguns aspectos de uma cartografia sonora da cidade de São Paulo no início do século XX. Escrito por pesquisadores envolvidos com o tema há anos, os 8 capítulos têm como ponto de observação o olhar do historiador e a prática historiadora, muito embora a temática exija obrigatoriamente uma relação interdisciplinar, desenvolvida de maneira evidente e específica por cada um dos autores. Neste horizonte, o livro contribui para o debate teórico que envolve questões relacionadas ao conceito de cultura sonora e problemáticas relativas à noção de regimes históricos de produção e escuta dos sons. Ocorre que toda essa discussão teórica esta solidamente fundada num extenso e consistente trabalho historiográfico, delimitado temporalmente pela passagem dos séculos XIX para o XX. Neste período ocorreram significativas mudanças justamente no regime de produção e recepção dos sons, atravessado a partir de então pelas radicais transformações culturais nos modos de vida urbano expostos na modernidade. O palco da cidade de São Paulo se justifica porque o pequeno núcleo urbano oitocentista viveu no início do século XX um período de profundas e rápidas mudanças, tornando-se um laboratório de observação privilegiado em que começaram a aparecer culturas e sensibilidades sonoras relativas à novas dinâmicas moderna-urbana. Neste processo inovador despontou um cenário sonoro e musical bastante fragmentado e de múltiplas características que ainda precisa ser mais bem conhecido e debatido. No início daquele século se estabeleceu na cidade um novo circuito cultural formado por uma variedade incrível de elementos em que despontavam os cafés-cantantes, as bandas de música, pregoeiros, ruídos, rumores, sons de animais, a indústria fonográfica e a radiofonia, a música sacra, o teatro de revista, a imprensa e a crítica, editoras e publicações, compositores e instrumentistas, a profissionalização dos artistas e certo star system, e assim por diante. Cada texto aborda um ou, mais comumente, associa vários destes elementos, construindo um painel bastante abrangente e diversificado do cenário sonoro paulistano do passado. Essa rede variada se expandiu rápida e extraordinariamente pela cidade revelando as modernas formas de entretenimento e de reorganização do tempo das populações urbanas. Nesse novo panorama apareceram experiências originais, foram ensaiados diferentes padrões de sociabilidades e se experimentaram outras práticas culturais associadas ao universo sonoro. Todo esse conjunto diversificado colaborou ativamente para o desenvolvimento das práticas musicais cotidianas, adicionando elementos na paisagem mais vasta e abrangente da cartografia sonora moderna paulistana. Este livro pretende justamente identificar e discutir alguns aspectos desta rica história da cultura sonora da cidade São Paulo. (AU)

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