Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações intercelulares entre mastócitos e fibroblastos estromais obtidos de mastocitomas cutâneos caninos

Processo: 21/11567-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de dezembro de 2021 - 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Ricardo de Francisco Strefezzi
Beneficiário:Ricardo de Francisco Strefezzi
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias  Fibroblastos  Mastocitoma  Prognóstico  Oncologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | fibroblastos | mastocitoma | prognóstico | Oncologia

Resumo

Os mastócitos (MCTs) são as neoplasias malignas cutâneas mais frequentes em cães. Devido à dificuldade em purificar um grande número de mastócitos neoplásicos caninos, sabe-se relativamente pouco sobre suas propriedades. Um modelo reproduzível in vitro é necessário para aumentar a compreensão sobre o fenótipo e as propriedades funcionais dos mastócitos neoplásicos. No presente estudo, descrevemos o estabelecimento de coculturas primárias de mastócitos neoplásicos de MCTs cutâneos caninos e fibroblastos associados ao câncer (CAFs). Confirmamos a incapacidade dos mastócitos neoplásicos caninos de permanecerem viáveis por longos períodos in vitro sem a adição de fatores de crescimento ou passagens in vivo em camundongos. Usando um sistema transwell, observamos que a viabilidade dos mastócitos foi significativamente maior quando há contato célula a célula em comparação com as condições de contato não físico e que a viabilidade dos mastócitos foi significativamente maior em alto grau do que em primário derivado de baixo grau culturas. Além disso, o uso de meio condicionado de células co-cultivadas levou a uma viabilidade de mastócitos tumorais significativamente maior quando em monocultura. Os mecanismos de sinalização envolvidos nessas interações podem ser alvos terapêuticos atraentes para bloquear a progressão do MCT canino e merecem investigações mais aprofundadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PULZ, LIDIA H.; CORDEIRO, YONARA G.; HUETE, GREICE C.; CADROBBI, KARINE G.; ROCHETTI, ARINA L.; XAVIER, PEDRO L. P.; NISHIYA, ADRIANA TOMOKO; DE FREITAS, SILVIO HENRIQUE; FUKUMASU, HEIDGE; STREFEZZI, RICARDO F.. Intercellular interactions between mast cells and stromal fibroblasts obtained from canine cutaneous mast cell tumours. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (21/11567-8, 16/03862-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.