Auxílio à pesquisa 20/16808-0 - Engenharia de computação - BV FAPESP
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Personalizando aplicativos digitais para apoiar o envelhecimento ativo em uma comunidade de baixa renda

Processo: 20/16808-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Victor Zuniga Dourado
Beneficiário:Victor Zuniga Dourado
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de computação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Co-design | Healthy aging | Mobile app | Engenharia de Computação

Resumo

Apesar da atividade física ser um dos determinantes do envelhecimento saudável, os idosos tendem a se tornar menos ativos com o passar dos anos. Manter os níveis de atividade física ao longo da vida é um desafio motivacional. Ferramentas digitais têm sido usadas para mudar esse padrão, como aplicativos de smartphones para apoiar a atividade física; mas há uma falta de pesquisas aprofundadas sobre a diversidade de experiências do usuário, especialmente considerando usuários mais velhos ou não usuários de tecnologias de informação e comunicação. Objetivo: Nosso objetivo foi identificar os requisitos para projetar um aplicativo móvel para incentivar a atividade física em uma população de baixa renda da comunidade de idosos no Brasil (ou seja, com mais de 40 anos). Método: Foi realizado um estudo qualitativo de grupo focal, envolvendo por co-design de um aplicativo de atividade física (Pacer) ®. Dezessete voluntários foram divididos em 2 grupos focais de ativos físicos e insuficientemente ativos, e 2 outros 4 subgrupos em cada um caracterizado por envolvimento digital. Os seguintes procedimentos foram realizados: (i) avaliações de linha de base; (ii) um grupo focal com idosos fisicamente ativos e um grupo focal com idosos insuficientemente ativos (iii) desenvolver atividades com ambos os grupos para redesenhar o Pacer. Resultados: O desenvolvimento de aplicativos de atividade física para idosos deve levar em consideração os seguintes recursos: aplicativo gratuito, interface simples, mensagens motivacionais por meio de informações sonoras e visuais, compartilhamento de informações entre usuários, entrada e compartilhamento de multimídia e personalização do usuário. Em particular, recomendamos que os aplicativos de exercícios em comunidades de baixa renda sejam adaptados às nossas quatro categorias de usuários, que diferem na atividade física básica e no envolvimento digital, para corresponder às preferências sociais e comportamentais que descobrimos. (AU)

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