Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolômica global de neuropatias inflamatórias: busca de biomarcadores de diagnóstico e prognóstico

Processo: 20/16089-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2021 - 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ana Valéria Colnaghi Simionato
Beneficiário:Ana Valéria Colnaghi Simionato
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marcondes Cavalcante Franca Junior
Assunto(s):Doenças do sistema nervoso  Polirradiculoneuropatia  Síndrome de Guillain-Barré  Técnicas e procedimentos diagnósticos  Metabolômica  Métodos bioanalíticos  Cromatografia  Espectrometria de massas  Biomarcadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | Cromatografia | Doenças Neurológicas | Espectrometria de massas | Metabolomica | Bioanalítica

Resumo

As Neuropatias Inflamatórias são doenças imunomediadas que provocam afetação nos nervos periféricos, proximais e distais, através de processos de desmielinização e degeneração axonal, produzindo uma série de sintomatologias que envolvem a diminuição na sensibilidade e capacidade motora das pessoas que as padecem. Dois tipos gerais de Neuropatias Inflamatórias são objeto desta pesquisa. A síndrome de Guillain-Barré (GBS), como um conjunto de neuropatias inflamatórias agudas, e as variantes da Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (CIDP), que são de curso prolongado ou recorrente. Devido à heterogeneidade das variantes dessas neuropatias, o diagnóstico, prognóstico e o acompanhamento da resposta frente aos tratamentos não é uma tarefa simples. Atualmente, o diagnóstico de tais neuropatias se baseia principalmente em evidências da sintomatologia, estudos eletrofisiológicos e testes de laboratório. Portanto, a comunidade científica e médica tem expressado a necessidade de encontrar biomarcadores que permitam a compreensão deste tipo de neuropatias, visando a melhora no diagnóstico, prognóstico e tratamento efetivo do quadro clínico. A metabolômica, oferece um enfoque adicional e valioso na compreensão dos mecanismos subjacentes em diversos campos como a saúde, a prática clínica e a microbiologia, mediante o estudo comparativo entre o perfil metabólico do grupo a ser estudado (grupo com a doença) e um grupo controle. As diferenças sistemáticas entre ambos os perfis permitem determinar compostos que atuariam como possíveis biomarcadores que expliquem o estabelecimento e a evolução da doença. Para isso, a metabolômica utiliza técnicas de alta sensibilidade analítica, como a espectrometria de massas acopladas a técnicas cromatográficas cujos dados são analisados em plataformas de tratamento quimiométricas de dados para chegar a conclusões estatísticas que permitam extrair informações relevantes. A busca por biomarcadores é baseada na reposta aos tratamentos, principalmente com imunoglobulinas, com relação à neuropatologia. Apenas dois estudos sobre a metabolômica da GBS, e nenhum sobre a CIDP foram publicados ainda; mostrando a necessidade de aprofundar e desenvolver pesquisas neste campo para compreender melhor os mecanismos destas doenças. Este projeto visa realizar um estudo de metabolômica global para a determinação de possíveis biomarcadores nas distintas variantes da Síndrome de Guillain-Barré e Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica. Para isso, um estudo multiplataforma envolvendo GC-MS e LC-MS/MS será realizado, de forma a acessar informações metabólicas mais abrangentes. Desta maneira, o presente projeto de pesquisa apresenta uma grande relevância por sua aplicabilidade no campo da metabolômica clínica que transcende ao campo da saúde pública, além, de contribuir ao conhecimento atual sobre os mecanismos bioquímicos envolvidos nestes tipos de neuropatias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANS R. ZAMORA-OBANDO; ADRIANA T. GODOY; ALAN G. AMARAL; ALESSANDRA DE S. MESQUITA; BRUNA EDUARDA S. SIMÕES; HELOISE O. REIS; ISABELA ROCHA; MATHEUS DALLAQUA; MARIANA BAPTISTÃO; MILENA CRISTINA V. FERNANDES; et al. BIOMARCADORES MOLECULARES DE DOENÇAS HUMANAS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS, MODELOS DE ESTUDO E APLICAÇÕES CLÍNICAS. Química Nova, v. 45, n. 9, p. 1098-1113, . (20/16089-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.