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Estudo do comportamento de cisalhamento de interface e fadiga por cisalhamento de revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos

Processo: 20/16027-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2021 - 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Natalia de Souza Correia
Beneficiário:Natalia de Souza Correia
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pavimentação asfáltica  Pavimentos  Geogrelhas  Geossintéticos  Aderência de interface  Ensaios de cisalhamento  Ensaios de fadiga 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aderência de interface | Engenharia Civil | geogrelha | Geossintéticos | pavimentos | Revestimento asfáltico | Geossintéticos

Resumo

Uma alternativa para estender a vida de serviço de pavimentos flexíveis é a utilização de reforços geossintéticos em camadas sobrepostas de revestimentos asfálticos, as quais devem ter ligação assegurada pela aderência de interface. Uma correta avaliação do desempenho de aderência de interface é fundamental; porém, há diversos métodos de ensaios na literatura e falta de correlações entre eles, principalmente quando da presença de geossintéticos. Além disso, apesar do mecanismo de ruptura por fadiga ser mais realista em pavimento, por ser mais complexo e com fatores de influência inter-relacionados, análises de aderência de interface se encontram ainda muito restritas aos ensaios de cisalhamento monotônicos. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa visa estudar o comportamento de aderência de interfaces de revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos por meio de ensaios de cisalhamento de interface e de fadiga por cisalhamento. Para tanto, será desenvolvido um equipamento híbrido de cisalhamento de interface para a realização de ensaios estáticos e cíclicos. Pretende-se avaliar uma ampla variedade de materiais geossintéticos com diferentes características, bem como uso de diferentes misturas asfálticas e ligantes, de modo a compor combinações usuais da prática de restauração de pavimentos. A pesquisa busca correlações entre esses ensaios, o entendimento dos principais mecanismos atuantes e dos múltiplos fatores que influenciam o comportamento da interface reforçada, buscando parâmetros que possam ser utilizados em projetos. Esta é uma condição que poucos trabalhos exploraram na literatura técnica. Acredita-se que esta seja uma contribuição muito valiosa ao meio técnico. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MATHEUS P. S.; CORREIA, NATALIA S.; GARG, N; BHASIN, A; VANDENBOSSCHE, JM. Study on the Design Tack Coat Rate and Interface Shear Strength of Geosynthetic Pavement Interlayers. AIRFIELD AND HIGHWAY PAVEMENTS 2023: DESIGN, CONSTRUCTION, CONDITION EVALUATION, AND MANAGEMENT OF PAVEMENTS, v. N/A, p. 12-pg., . (20/16027-9)

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