Auxílio à pesquisa 21/06538-9 - História da arte, História da arquitetura - BV FAPESP
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Barroco-açu: a América Portuguesa na geografia artística do Sul global

Processo: 21/06538-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores - Fase 2
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Renata Maria de Almeida Martins
Beneficiário:Renata Maria de Almeida Martins
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno ; Carlos Alberto Page ; Cristiana Nunes Galvao de Barros Barreto ; Fernando Loffredo ; Luciano Migliaccio ; Maria João Fontes Pereira Coutinho ; Regina Helena Vieira Santos ; René Lommez Gomes ; Ricardo Alberto González
Vinculado ao auxílio:15/23222-4 - Barroco cifrado: pluralidade cultural na arte e na arquitetura das missões jesuíticas no estado de São Paulo (1549-1759), AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):24/10727-0 - Tecidos, vestimentas e adereços nas aquarelas de Carlos Julião (século XVIII): um estudo para o resgate da memória das mulheres negras no Brasil, BP.IC
22/12313-2 - Um Porto Seguro para além dos descobrimentos: Arqueologia da paisagem - cidade-porto nas lógicas da rede urbana na transição do século XVIII para o XIX, BP.DR
23/15899-0 - De Tombuctu a Gao: fontes para o estudo das arquiteturas de terra na África, através das mesquitas de Djinguereber, Sankore, Sidi Yahia, Djenné e as Tumbas de Ásquia, no Mali, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 23/15740-1 - Arte e Arquitetura na "Ruta de la Plata": levantamento e mapeamento de antigas igrejas com pinturas murais conservadas no caminho entre Potosí e Arica, BP.IC
23/13056-6 - Muiraquitãs modernos? A historiografia sobre o uso da produção das culturas indígenas nas artes e na arquitetura do Brasil (século XX), BP.IC
22/16246-8 - RELAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS ENTRE ITÁLIA, PORTUGAL E BRASIL NA ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII: Uma revisão historiográfica do tema no Brasil Colônia, BP.MS
23/10741-0 - Proposta de Material Didático para a Capela de São Miguel Arcanjo em São Paulo: arquitetura, arte e arqueologia criando laços com a comunidade, BP.IC
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23/05261-9 - Paisagem e mundialização: Goa e Salvador na formação do Império Português, BP.MS
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22/12753-2 - Seará-Grande, a Genebra dos Sertões: uma paisagem barroca transliterada na circulação de jesuítas, flamencos e lusos, BP.DR
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22/16852-5 - Jogo de escalas em Arqueologia da Paisagem: cartografias regressivas do Piauí à cidade de Teresina, entre topônimos e platibandas, BP.MS
22/01144-5 - Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes: Agentes Sociais e Contexto Local/Global de um Acervo, BP.DR
22/08904-5 - Sobre o "Barroco Andino Híbrido": os principais estudos sobre a decoração de fachadas de arquitetura religiosa nos Andes entre os séculos XVII e XVIII, BP.IC
21/06049-8 - Fazendas de gado e algodão na Ribeira do Acaraú (CE), BP.MS
21/05595-9 - São Paulo, região de fronteira. História e geografia dos intercâmbios artísticos entre a América Portuguesa e a Bacia do Rio da Prata (séc. XVI-XVIII), BP.DR
21/09453-4 - Chan Chan, de Huaca a Huachaque: fontes para o estudo da antiga capital Chimú, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):História da arte  História da arquitetura  Artes  Barroco  América Portuguesa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Portuguesa | Arquitetura e Cultura Material | Arte | Barroco | Circuitos artísticos | Geografia Artística | sul global | História da Arte e da Arquitetura

Resumo

O projeto Barroco-açu: América Portuguesa na geografia artística do Sul global é uma iniciativa que visa dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo projeto jovem pesquisador Barroco cifrado: pluralidade cultural na arte e na arquitetura das missões jesuíticas no Estado de São Paulo, 1549-1759, financiado pela FAPESP, junto ao Departamento de História da Arquitetura da FAU USP de 2016 a 2021. Nesta fase, foi implantada uma linha de pesquisa sobre a cultura artística na América durante o período colonial, apoiada na colaboração interdisciplinar com as áreas da arqueologia, antropologia e história da urbanização. A linha promoveu a atualização de conteúdos de disciplinas obrigatórias e optativas, e a criação de novas, com a participação de docentes convidados nacionais e estrangeiros. Propiciou a formação de dois grupos de estudo interuniversitários, sobre os aportes das culturas indígenas, afro-brasileiras e asiáticas na produção artística da América Latina. Houve também a organização regular de atividades de extensão universitária, mediante duas séries de eventos abertos ao público referentes às mesmas temáticas. Durante os cinco anos de vigência do projeto FAPESP foram realizados mais de cem eventos e foi realizada a orientação de dezenove projetos entre iniciações científicas, mestrados, orientação e co-orientações de doutorado em instituições nacionais e internacionais. Busca-se, neste segundo projeto, não apenas consolidar os resultados acima descritos, mas contribuir para redefinir o lugar da América Portuguesa na geografia artística e cultural da época da primeira mundialização, e, ao mesmo tempo, aprofundar e estender a inserção internacional das pesquisas realizadas na universidade paulista, continuando a cooperação com reconhecidas instituições no exterior, e com artistas indígenas e comunidades tradicionais, já iniciada na fase anterior. Através de um balanço dos resultados obtidos, será aprofundado o estudo dos variados contextos artísticos, geográficos e culturais, essenciais para compreender as manifestações transculturais da arte e da arquitetura na América, de forma plural. Daí a necessidade de considerar um campo ampliado da arte e da arquitetura, repensar os fluxos globais, à luz dos contextos locais no âmbito do hemisfério Sul, questionando limites e conceitos geográficos anacrônicos, assim como as noções ultrapassadas de centro e periferia, inserindo a temática numa perspectiva de longa duração. O Brasil era parte das rotas comerciais globais que conectavam os territórios regidos pelas monarquias ibéricas nas diversas partes do mundo. Integrava também a rede mundial formada pelas missões jesuíticas. Nestes âmbitos, foram produzidas obras que refletiram a interpretação local de concepções estéticas e culturas visuais e materiais procedentes de regiões longínquas. Para tanto, o projeto pretende não apenas prosseguir e ampliar as investigações sobre o trânsito de gravuras, objetos, artistas, materiais e técnicas nas missões e suas oficinas, mas também, a partir destas indagações, contribuir para renovar as perspectivas dos estudos de história da arte e arquitetura na América Portuguesa em conexão com as outras regiões da América Hispânica. O projeto visa promover, ainda, o estudo das fontes históricas e iconográficas que permitam identificar a agência indígena, africana e mestiça, determinantes na tradução dos modelos asiáticos e europeus, e contribuir para a compreensão da função social e cultural das obras e das imagens nos diversos contextos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, RENATA MARIA DE ALMEIDA. Lacquers of the Amazon: Cuias, Cumate and Colours by Indigenous Women in Grao-Para in the 18th Century. HERITAGE, v. 7, n. 9, p. 26-pg., . (21/06538-9)