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Coorte de alto risco para transtornos psiquiátricos: seguimento de 10 anos

Processo: 21/05332-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de fevereiro de 2022 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Rodrigo Affonseca Bressan
Beneficiário:Rodrigo Affonseca Bressan
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
João Ricardo Sato ; Síntia Iole Nogueira Belangero
Pesquisadores associados: André Zugman ; Arthur Caye ; Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto ; Carolina Cappi ; Carolina Muniz Felix de Carvalho ; Douglas Teixeira Leffa ; Eurípedes Constantino Miguel Filho ; Giovanni Abrahão Salum Júnior ; Jair de Jesus Mari ; Luis Augusto Paim Rohde ; Marcelo Camargo Batistuzzo ; Marcelo Queiroz Hoexter ; Marcos Leite Santoro ; Mauricio Scopel Hoffmann ; Nicolas Andres Crossley Karmelic ; Pedro Mario Pan Neto ; Roseli Gedanke Shavitt ; Síntia Iole Nogueira Belangero ; Vanessa Kiyomi Ota Kuniyoshi
Auxílios(s) vinculado(s):23/00437-1 - EMU concedido no processo 2021/05332-8: Biomek i5 Automated Workstation, AP.EMU
Bolsa(s) vinculada(s):23/02616-0 - Utilização de Graph convolutional neural networks em dados de fMRI para caracterização de transtornos psiquiátricos., BP.MS
22/15880-5 - Impacto de variantes genéticas em neuroimagem estrutural: uma abordagem longitudinal em transtornos mentais, BP.DD
22/07782-3 - Avaliação de neurodesenvolvimento infantil por meio de neuroimagens e modelos de redes neurais profundas, BP.DD
Assunto(s):Genética  Neuroimagem  Transtornos mentais  Prevenção  Estudos de coortes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alto Risco | genética | neuroimagem | prevenção | Transtornos mentais | Psiquiatria do desenvolvimento

Resumo

Os transtornos psiquiátricos estão entre as maiores causas de incapacitação sócio-ocupacional em países ocidentais e o seu impacto cresce a cada ano. A maioria desses transtornos psiquiátricos inicia-se na infância ou na adolescência, sendo que cerca de uma em cada dez crianças em todo o mundo possui um diagnóstico de um transtorno psiquiátrico. No entanto, pouco investimento em pesquisa é destinado para o estudo de transtornos mentais nessa faixa etária. Sabe-se muito pouco acerca dos fatores de risco e proteção nas trajetórias relacionadas à origem e ao curso desses transtornos. A investigação dessas trajetórias pode trazer avanços importantes no tratamento e, principalmente, na prevenção desses transtornos. Foram entrevistadas 9,957 famílias oriundas de 57 escolas de Porto Alegre e São Paulo. Dessas famílias, 2511 participantes foram selecionados na linha de base (2010-2011), quando informações a seu respeito e de seus familiares foram coletadas, em especial pais e irmãos. Cerca de 2000 participantes foram reavaliados três anos depois e 1800 seis anos depois. O presente projeto planeja apresentar os objetivos, métodos e justificativa para a reavaliação desses participantes no seguimento de 10 anos. O objetivo principal deste projeto é buscar informações ambientais, genéticas, neuropsicológicas e de neuroimagem da coorte supramencionada no intuito de investigar a trajetória normal e anormal do neurodesenvolvimento, além de investigar fatores de risco e de proteção que possam estar relacionados com desfechos relacionados à saúde mental na infância, adolescência e início da vida adulta. Pretende-se com este projeto gerar conhecimento sobre vias neurobiológicas do desenvolvimento típico e atípico e identificar e validar preditores capazes de informar critérios de risco para avançar nas estratégias de prevenção em saúde mental. (AU)

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Publicações científicas (10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SATO, JOAO RICARDO; PEREIRA, TIAGO DUARTE; MARTINS, CLARICE MARIA DE LUCENA; BEZERRA, THAYNA ALVES; QUEIROZ, MARIA EDUARDA; COSTA, LARISSA PEREIRA; ANDRADE, SUELLEN MARINHO; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO. A Novel Exploratory Graph-Based Analytical Tool for Functional Near-Infrared Spectroscopy in Naturalistic Experiments: An Illustrative Application in Typically Developing Children. BRAIN SCIENCES, v. 13, n. 6, p. 9-pg., . (18/04654-9, 19/27250-3, 18/21934-5, 21/05332-8)
DOS SANTOS, PEDRO MACHADO NERY; MENDES, SERGIO LEONARDO; BIAZOLI, CLAUDINEI; GADELHA, ARY; SALUM, GIOVANNI ABRAHAO; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; ROHDE, LUIS AUGUSTO; SATO, JOAO RICARDO. Assessing atypical brain functional connectivity development: An approach based on generative adversarial networks. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 16, p. 12-pg., . (22/07782-3, 18/04654-9, 20/04119-6, 14/50917-0, 21/05332-8, 18/21934-5)
GRACCIELLE R. CUNHA; ARTHUR CAYE; PEDRO PAN; HELEN L. FISHER; RIVKA PEREIRA; CAROLINA ZIEBOLD; RODRIGO BRESSAN; EURÍPEDES CONSTANTINO MIGUEL; GIOVANNI A. SALUM; LUIS AUGUSTO ROHDE; et al. Identifying Depression Early in Adolescence: assessing the performance of a risk score for future onset of depression in an independent Brazilian sample. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 45, n. 3, p. 242-248, . (14/50917-0, 21/05332-8)
HONORATO-MAUER, JESSICA; XAVIER, GABRIELA; OTA, VANESSA KIYOMI; CHEHIMI, SAMAR NASSER; MAFRA, FERNANDA; CUOCO, CASSIA; ITO, LUCAS TOSHIO; ORMOND, RAFAELLA; ASPRINO, PAULA FONTES; OLIVEIRA, ADRIELLE; et al. Alterations in microRNA of extracellular vesicles associated with major depression, attention-deficit/hyperactivity and anxiety disorders in adolescents. TRANSLATIONAL PSYCHIATRY, v. 13, n. 1, p. 9-pg., . (17/25016-8, 17/05339-7, 21/09584-1, 08/57896-8, 20/02247-7, 14/50917-0, 21/05332-8, 16/19462-2)
REBELLO, KEILA; MOURA, LUCIANA MONTEIRO; ARANTES BUENO, ANA PAULA; PICON, FELIPE ALMEIDA; PAN, PEDRO MARIO; GADELHA, ARY; MIGUEL, EURIPEDES CONSTATINO; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; ROHDE, LUIS AUGUSTO; SATO, JOAO RICARDO. Associations between Family Functioning and Maternal Behavior on Default Mode Network Connectivity in School-Age Children. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 19, n. 10, p. 10-pg., . (21/05332-8, 18/04654-9, 14/50917-0, 16/19376-9, 18/21934-5)
AYAZ, HASAN; BAKER, WESLEY B.; BLANEY, GILES; BOAS, DAVID A.; BORTFELD, HEATHER; BRADY, KENNETH; BRAKE, JOSHUA; BRIGADOI, SABRINA; BUCKLEY, ERIN M.; CARP, STEFAN A.; et al. Optical imaging and spectroscopy for the study of the human brain: status report. NEUROPHOTONICS, v. 9, p. 65-pg., . (18/04654-9, 19/21962-1, 16/22990-0, 13/07559-3, 21/05332-8, 18/21934-5)
SATO, JOAO RICARDO; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO; BUENO, ANA PAULA ARANTES; CAYE, ARTHUR; PAN, PEDRO MARIO; SANTORO, MARCOS; HONORATO-MAUER, JESSICA; SALUM, GIOVANNI ABRAHAO; HOEXTER, MARCELO QUEIROZ; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; et al. Polygenic risk score for attention-deficit/hyperactivity disorder and brain functional networks segregation in a community-based sample. GENES BRAIN AND BEHAVIOR, v. N/A, p. 9-pg., . (18/04654-9, 16/13737-0, 13/08531-5, 21/05332-8, 16/04983-7, 18/21934-5)
MENDES, SERGIO LEONARDO; PINAYA, WALTER HUGO LOPEZ; PAN, PEDRO MARIO; JACKOWSKI, ANDREA PAROLIN; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; SATO, JOAO RICARDO. Generalizability of 3D CNN models for age estimation in diverse youth populations using structural MRI. SCIENTIFIC REPORTS, v. 13, n. 1, p. 12-pg., . (18/04654-9, 22/07782-3, 18/21934-5, 21/05332-8)
FERNANDA ROHRSETZER; JOANA BISOL BALARDIN; FELIPE PICON; JOÃO RICARDO SATO; LUCAS BATTEL; ANNA VIDUANI; PEDRO HENRIQUE MANFRO; LEEHYUN YOON; BRANDON A. KOHRT; HELEN L. FISHER; et al. A magnetic resonance imaging-based morphometric and structural covariance network study of Brazilian adolescents stratified by depression risk. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 45, n. 4, p. 318-326, . (18/04654-9, 18/21934-5, 21/05332-8)
PRISCILA BENITEZ; CAMILA DOMENICONI; AMANDA YUMI AMBRIOLA OKU; RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR; FERNANDA YUMI RIBEIRO MORI; LINCOLN SASSAKI; THAINÁ LETÍCIA DOURADO MOURA; THARINY OLIVEIRA; LIZBETH CONTI DE CARVALHO OLIVEIRA; GIOVANA DA SILVA; et al. Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 29, . (20/04777-3, 18/21934-5, 08/57705-8, 19/25795-2, 21/05332-8)

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