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Cosméticos personalizados Sob Medida: do diagnóstico ao tratamento

Processo: 21/12099-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de março de 2022 - 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: SEBRAE-SP
Pesquisador responsável:Valéria Moraes Longo
Beneficiário:Valéria Moraes Longo
Empresa Sede:Kairos Lab Ltda. - ME
CNAE: Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Município: São Carlos
Pesquisadores principais:
( Atuais )
Sergio Parsek Parsekian
Pesquisadores principais:
( Anteriores )
Valéria Moraes Longo
Pesquisadores associados:Anderson Ferreira da Cunha ; Emanuel Carrilho
Auxílios(s) vinculado(s):21/15037-3 - Cosméticos personalizados Sob Medida: do diagnóstico ao tratamento, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):22/04125-1 - Estudo da influência de dermocosméticos personalizados na fibra capilar, BP.TT
22/03803-6 - Estudo da influência de dermocosméticos personalizados no folículo capilar, BP.TT
22/02412-3 - Cosméticos personalizados sob medida: do diagnóstico ao tratamento, BP.PIPE
Assunto(s):Cosméticos  Dermocosméticos  Diagnóstico  Cabelo  Produtos para higiene pessoal  Desenvolvimento de produtos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dermocosméticos | diagnóstico | fibra capilar | Folículo Capilar | Personalização | sob medida | cosmética

Resumo

O século XXI observa uma demanda crescente por produtos de cuidados pessoais, higiene, cosméticos e perfumaria. Hoje o Brasil se coloca como o quarto mercado consumidor mundial desse tipo de produtos e o terceiro mercado em produtos para cabelos. Mesmo em meio à crise causada pelo novo coronavírus, os resultados foram positivos em 2020. No contexto atual da cosmética no Brasil observam-se algumas tendências relevantes como: grande diversidade de produtos, especificidade de produtos, clean beauty, cosméticos naturais, fórmulas minimalistas, produtos de tratamento para o couro cabeludo (dermocosméticos), customização e personalização. Ademais, observamos uma crescente procura do consumidor por influenciadores digitais para fazer suas escolhas cosméticas. O cabelo muito além de ser a moldura do rosto, ou dos aspectos estéticos, está relacionado à saúde integral da pessoa. Desse modo, não só o cabelo em si (fibra capilar), mas outros atributos como couro cabeludo, alimentação, modo de vida, microbiota, estados emocionais, metabolismo e DNA, refletem a boa saúde do cabelo. Podemos pensar, inclusive, que o cabelo reflete de maneira direta nossa saúde como um todo. A Katléia Lab, é uma empresa que se constituiu com o objetivo de levar para o consumidor um conhecimento mais profundo e tratamento assertivo acerca das demandas de seu cabelo. Assim, se dedicou à criação de dois exames, o Hair Test e o Hair DNA, focados no consumidor e na saúde do cabelo e couro cabeludo. O Hair Test consiste em uma anamnese integrativa e um teste de tensão-deformação realizado com o fio de cabelo da pessoa, para diagnosticar seu interior. O Hair DNA consiste na avaliação de alguns polimorfismos relacionados ao metabolismo da pessoa como um todo (perfil nutricional e detox), características intrínsecas ao fio (cor, ondulação e características da queratina) e perfil de alopecia androgenética. Os dois exames em questão foram desenvolvidos por meio de um projeto PIPE FAPESP, Fase I e Fase II, no período compreendido entre 2016 a 2020.Atualmente os exames são comercializados diretamente ao consumidor final no nosso e-commerce (https://loja.katleia.com.br/) e nos nossos parceiros que são em sua maioria clínicas e consultórios dermatológicos .No projeto "Diagnóstico capilar personalizado para o consumidor final" tivemos um estudo de caso de sucesso personalizando suplementações segundo resultado genético. Observamos que tratar de forma personalizada potencializou as melhoras observadas no couro cabeludo e cabelo das voluntárias. Na prática, das clínicas, hoje, percebemos essa melhora significativa, inclusive com maior aderência dos pacientes ao tratamento pela observação das melhorias alcançadas. Após exame do Hair Test e Hair DNA fazemos hoje indicações de linhas capilares do mercado de nossa confiança. No entanto, não conseguimos tratar de maneira personalizada segundo o diagnóstico observado, pois para tal precisamos ter um ajuste entre diagnóstico e fórmula. Só conseguiremos fazer tal ajuste tendo nossas próprias fórmulas (produtos). Assim, no atual projeto pretendemos dar continuidade aos desenvolvimentos de produtos personalizados de acordo com os resultados do Hair Test e Hair DNA. Ademais, para popularização dos exames pretendemos criar o "DNA cosmético", que terá menor custo e maior rapidez de entrega, para venda ao consumidor. A pesquisa científica de base estará centrada na otimização e adequação das bases e dos ativos cosméticos utilizados de acordo com diagnóstico observado e estudos de caso com voluntários para medir-se os resultados concretos dessa otimização. Dessa forma completamos o ciclo virtuoso de diagnóstico e tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisadores brasileiros aliam genética a nutricosméticos e criam produto voltado à saúde dos cabelos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
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