Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de biocombustíveis pelo tratamento anaeróbio de melaço de soja em condições mesofílica e termofílica

Processo: 21/13810-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2022 - 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Giovanna Lovato
Beneficiário:Giovanna Lovato
Instituição Sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Alberto Domingues Rodrigues ; Roberta Albanez Toreta ; Suzana Maria Ratusznei
Assunto(s):Biorrefinarias  Reatores anaeróbios  Digestão anaeróbia  Biomassa imobilizada  Biocombustíveis  Biogás  Hidrogênio  Metano  Melaço de soja  Okara 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biorrefinaria | Digestão Anaeróbia | Hidrogênio | Melaço de soja | Metano | Okara | Produção de biocombustíveis a partir de digestão anaeróbia de águas residuárias

Resumo

Projetos de pesquisa com foco no estudo de biorreatores anaeróbios de leito fixo, com o propósito de melhoria de desempenho pelo tratamento de efluentes para produção de biogás, adequação ambiental e da viabilização de sua aplicação, têm sido abordados pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Tratamento Biológico de Águas Residuárias (EEM/IMT) desde 1998 com o apoio da FAPESP. No momento, o grupo tem direcionado seus projetos à aplicação do conceito de uma biorrefinaria, com recuperação de produtos de alto valor agregado, biocombustíveis e energia, além da atenuação dos impactos ambientais. Um exemplo de biomassa adequada para uma biorrefinaria, que usa todos os componentes da cultura, é a soja. A soja tem alcance global devido a sua alta relevância na indústria de alimentos e biocombustíveis, e sua produção tem aumentado nos últimos anos. Com isso, observa-se um crescimento na geração de subprodutos que, se dispostos de forma irregular, podem causar impactos ambientais. Uma estratégia para evitar esse cenário seria a aplicação da digestão anaeróbia para o tratamento desses subprodutos, visando a produção de biogás (hidrogênio e/ou metano). Nesse sentido, reatores anaeróbios operados em batelada e/ou batelada alimentada sequenciais contendo biomassa imobilizada (AnSBBR) aplicados à produção de biogás apresentam resultados promissores em escala laboratorial. Neste contexto, este projeto estará direcionado à avaliação da aplicação desse biorreator (AnSBBR) na produção de hidrogênio e metano pelo tratamento de melaço de soja em condições mesofílica e termofílica, em relação à estabilidade, produtividade e composição do biogás, além do estudo do coprocessamento do melaço de soja e okara. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULINETTI, ANA PAULA; BATISTA, LIA PAULA POLONI; LAZARO, CAROLINA ZAMPOL; ALBANEZ, ROBERTA; RATUSZNEI, SUZANA MARIA; LOVATO, GIOVANNA; RODRIGUES, JOSE ALBERT DOMINGUES. Treatment of soybean processing residues for energy recovery and environmental compliance: Technical and economic feasibility. ENERGY, v. 279, p. 10-pg., . (19/26477-4, 21/13810-7, 15/06246-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.