Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia de materiais poliméricos orgânicos e inorgânicos

Processo: 95/03636-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de agosto de 1996 - 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Gonçalves
Beneficiário:Maria do Carmo Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):97/06337-2 - Nanocomposites of sol-gel silica/organic polymers: phase separation, morphology thermal and conductive properties, AR.BR
Bolsa(s) vinculada(s):00/08543-3 - Caracterização microquímica de sílicas e de seus produtos de adsorção, BP.DR
00/02608-6 - Adsorção de cátions ou óxidos inorgânicos sobre partículas de "látex" poliméricos e estudo da formação e propriedades dos filmes de "látex" modificados, BP.IC
00/03696-6 - Otimização do método de co-precipitação na obtenção de compósitos moleculares de termoplásticos e polímeros líquidos cristalinos, BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 99/06351-0 - Utilização de técnicas de microscopia de força atômica na caracterização de materiais poliméricos, BP.PD
99/10191-9 - Treinamento técnico junto ao projeto: morfologia de materiais poliméricos orgânicos e inorgânicos, BP.TT
99/04692-5 - Blendas biodegradáveis de termoplásticos e polímeros líquidos cristalinos, BP.PD
98/07000-4 - Heterogeneidade de látex, BP.DR
99/06575-6 - Morfologia de materiais poliméricos orgânicos e inorgânicos, BP.TT
99/04691-9 - Equilíbrio líquido-líquido em sistemas aquosos inorgânicos tripolifosfato de Cr(III), BP.IC
98/02418-0 - Membranas híbridas organo-inorgânicas preparadas pelo processo sol-gel, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Polímeros (materiais) 

Resumo

Materiais poliméricos multicomponentes com características diversas vêm sendo preparados e caracterizados pela equipe deste projeto. Uma área de concentração vem sendo a preparação de materiais híbridos contendo polímeros orgânicos e inorgânicos, que permitem a combinação de propriedades bastante distintas e a obtenção de dispositivos com aplicações abrangentes e inovadoras. São detalhadas a preparação de géis e vidros de polifosfatos e a obtenção de nanopartículas com aplicação como opacificantes, pós para encapsulamento de semicondutores, pós para moldagem a frio, etc. É descrita também a obtenção de géis e materiais híbridos de polímeros orgânicos e sílica, preparados pelo processo sol-gel. Uma potencial aplicação destes materiais concentra-se na área de membranas poliméricas, que vêm sendo tema de investigação de pesquisadores deste grupo há vários anos. É detalhada a preparação de membranas compósitas para nanofiltração e separação de gases, utilizando tanto materiais híbridos, como misturas de polímeros orgânicos. Para obter informação fundamental quanto à formação de poros em membranas, o estudo de mecanismos de separação de fases em sistemas multicomponentes para preparação de membranas e sua correlação com as morfologias obtidas também é descrito. Ainda explorando sistemas mistos orgânicos e inorgânicos, é descrita a preparação de carbetos de silício, com potencial aplicação no desenvolvimento de cerâmicas de alto desempenho, a partir de precursores à base de polímeros orgânicos. É descrita ainda a preparação, fracionamento e caracterização de partículas de látex com estrutura do tipo core-shell, bem como sua aplicação na tenacificação de poliamidas. O estudo morfológico de blendas de copolímeros bloco é também descrito. Os materiais preparados neste projeto estão sendo caracterizados quanto às propriedades de interesse para cada potencial aplicação, com ênfase em todos os casos à caracterização morfológica. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHO‚ RO; RADOVANOVIC‚ E.; TORRIANI‚ IL; YOSHIDA‚ IVP. Hybrid materials derived from divinylbenzene and cyclic siloxane. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 40, n. 3, p. 615-622, 2004.
KUNITA‚ MH; GIROTTO‚ EM; RADOVANOVIC‚ E.; GONÇALVES‚ MC; FERREIRA‚ OP; MUNIZ‚ EC; RUBIRA‚ AF. Deposition of copper sulfide on modified low-density polyethylene surface: morphology and electrical characterization. Applied Surface Science, v. 202, n. 3, p. 223-231, 2002.
SCHIAVON‚ M.A.; RADOVANOVIC‚ E.; YOSHIDA‚ I.V.P. Microstructural characterisation of monolithic ceramic matrix composites from polysiloxane and SiC powder. Powder Technology, v. 123, n. 2, p. 232-241, 2002.
REDONDO‚ SUA; RADOVANOVIC‚ E.; TORRIANI‚ IL; YOSHIDA‚ IVP. Polycyclic silicone membranes. Synthesis‚ characterization and permeability evaluation. Polymer, v. 42, n. 4, p. 1319-1327, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.