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Fusão sensorial adaptativa aplicada a navegação de um veículo autônomo submarino - parte 2

Processo: 21/13666-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Ettore Apolonio de Barros
Beneficiário:Ettore Apolonio de Barros
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Felipe Oliveira e Silva
Assunto(s):Robótica  Veículos autônomos  Navegação de robôs  Filtros de Kalman  Dispositivo adaptativo dirigido por regras  Fusão sensorial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auv | filtro de Kalman | Fusão Sensorial | Navegação | Sistema Adaptativo | Veículos autônomos | Robótica

Resumo

Veículos autônomos submarinos, conhecidos pela sigla "AUVs" têm sido amplamente empregados em missões oceanográficas, de apoio à exploração de petróleo e em aplicações militares. Há mais de uma década, o LVNT trabalha no estudo desse tipo de robô móvel, destacando-se o desenvolvimento e aplicações do "AUV Pirajuba" para missões em águas rasas (o que corresponde a lâminas d´agua de até 100m). Este projeto aborda um dos principais gargalos para o aperfeiçoamento deste tipo de tecnologia e para o seu estabelecimento como protagonista em missões nas áreas mencionadas. Trata-se do problema de navegação do AUV, ou seja, da estimativa da sua localização enquanto submerso. Neste projeto de pesquisa, propõe-se a continuidade dos estudos iniciados no projeto anterior (proc. 2018/14024-2), aprofundando os estudos das técnicas adaptativas que já vinham sendo estudadas, introduzindo a investigação de outra técnica adaptativa de destaque na navegação veicular, baseada em fatores de atenuação, e, por fim, investigando o auxílio de modelos de manobra do AUV a algumas dessas técnicas. Destaca-se também a oportunidade da realização dos testes de campo com o AUV e com a plataforma de testes, que, embora previstos no projeto de pesquisa anterior, e necessários às validações finais dos estudos, não foram viáveis por conta das restrições impostas pela pandemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRUTUOSO, ADRIANO; SILVA, FELIPE O.; DE BARROS, ETTORE A.. Performance evaluation of coarse alignment methods for autonomous underwater vehicles in mooring conditions. OCEAN ENGINEERING, v. 282, p. 14-pg., . (21/13666-3)