Busca avançada
Ano de início
Entree

A genômica fisiológica da saúde mental sob a ótica do exposoma brasileiro

Resumo

Países com alta desigualdade social, como o Brasil, apresentam um "contexto em potencial" para avaliar o impacto do exposoma na saúde mental. Este estudo examinará se se fatores sociais (renda, violência doméstica e urbana etc.) desempenham um papel diferencial na modulação genômica, epigenômica e do microbioma intestinal envolvida em transtornos mentais com alto componente genético, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), em comparação com aqueles com menor componente genético, como a depressão. Portanto, nós avaliaremos se os indivíduos que apresentam os dois transtornos têm uma assinatura molecular diferenciada daqueles que tem somente TDAH ou somente depressão, considerando potenciais influências do exposoma. Este projeto pretende coletar uma grande amostra de indivíduos a partir de uma colaboração com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A partir do estabelecimento de um biorrepositório de matrizes biológicas, serão realizadas varreduras no genoma, epigenoma e microbioma intestinal. Métodos inovadores em bioinformática e genética estatística serão utilizados para integrar os dados, em uma rede de colaboração, previamente estabelecida, envolvendo a Universidade de São Paulo e a Radboud University, instituição holandesa com extensa trajetória em pesquisa. Este projeto, ao implementar uma nova linha de pesquisa, em Genômica Fisiológica da Saúde Mental, no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, pretende revelar mecanismos fisiopatológicos relevantes para a diversificada população brasileira e que estão envolvidos em transtornos mentais de elevado impacto social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO TAVARES, MARIA EDUARDA; CUPERTINO, RENATA BASSO; BANDEIRA, CIBELE EDOM; DA SILVA, BRUNA SANTOS; VITOLA, EDUARDO SCHNEIDER; IGLESIAS SALGADO, CARLOS ALBERTO; SOARES, ROBSON DOS SANTOS; PICON, FELIPE ALMEIDA; ROHDE, LUIS AUGUSTO; ROVARIS, DIEGO LUIZ; et al. Refining patterns of MEF2C effects in white matter microstructure and psychiatric features. JOURNAL OF NEURAL TRANSMISSION, v. 130, n. 5, p. 10-pg., . (20/05652-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.