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Gerenciamento de recursos dinâmicos para aplicativos de sistema de transporte inteligente

Processo: 22/00660-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2022 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: University of Manchester
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Rodolfo Ipolito Meneguette
Beneficiário:Rodolfo Ipolito Meneguette
Pesq. responsável no exterior: Sandra Sampaio
Instituição no exterior: University of Manchester, Inglaterra
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07162-0 - Serviços para um sistema de transporte inteligente, AP.R
Assunto(s):Computação de borda  Alocação de recursos  Sistemas de transporte inteligente  Processamento de dados  Redes de computadores  Gestão de recursos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alocação de recursos | Computação de Borda | nuvem | Sistema de Transporte Inteligente | Redes de computadores

Resumo

Fornecer serviços de informações de trânsito aos usuários das vias de maneira eficiente tornou-se primordial à medida que avançamos para uma economia mais verde que exige que os níveis de poluição das cidades sejam reduzidos. Ao mesmo tempo, prevê-se que o modo de vida previsto (pós-Covid) se torne cada vez mais dependente não apenas do transporte eficiente de mercadorias físicas, mas também da prestação eficiente de serviços com base na disponibilidade de dados/informações coletadas/entregues em qualquer lugar a qualquer hora através de dispositivos móveis. Para concretizar esses objetivos, inúmeros desafios precisam ser superados, sendo o processamento de dados rápido e em tempo real um dos grandes problemas a serem enfrentados no atendimento aos requisitos de serviço das aplicações do Sistema de Transporte Inteligente (ITS), uma vez que, nessas aplicações, os dados a ser processado vem de uma variedade de dispositivos fixos e móveis, como carros, veículos aéreos não tripulados e sensores. Para enfrentar esse desafio, este projeto busca avaliar a adequação das estratégias existentes de gerenciamento de recursos de nuvem para atender aos requisitos de serviços de ITS e propõe estratégias aprimoradas para gerenciar recursos de armazenamento e computação para processamento de dados de ITS, levando em consideração os requisitos de qualidade de serviço. Ou seja, o projeto tem como foco a gestão dos recursos envolvidos no processamento de dados e fornecimento de informações dos serviços de ITS, o que exige eficiência e dinamicidade, considerando que esses serviços são sustentados por uma infraestrutura movida a mobilidade compartilhada por inúmeros e variados dispositivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Sistemas baseados em IA podem monitorar travessia de animais em rodovias 
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO JR, AGUIMAR; DA COSTA, JOAHANNES B. D.; ROCHA FILHO, GERALDO P.; VILLAS, LEANDRO A.; GUIDONI, DANIEL L.; SAMPAIO, SANDRA; MENEGUETTE, RODOLFO I.. HARMONIC: Shapley values in market games for resource allocation in vehicular clouds. Ad Hoc Networks, v. 149, p. 14-pg., . (21/06210-3, 20/05126-6, 22/00660-0, 18/16703-4)
RIBEIRO, AGUIMAR, JR.; ROCHA FILHO, GERALDO P.; GUIDONI, DANIEL L.; DE GRANDE, ROBSON E.; SAMPAIO, SANDRA; MENEGUETTE, RODOLFO I.; IEEE. A Shapley Value-based Strategy for Resource Allocation in Vehicular Clouds. 2022 IEEE GLOBAL COMMUNICATIONS CONFERENCE (GLOBECOM 2022), v. N/A, p. 6-pg., . (21/06210-3, 20/07162-0, 20/05126-6, 22/00660-0)

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