Busca avançada
Ano de início
Entree

COVID-19 e pré-eclâmpsia: causa ou consequência?

Processo: 21/09937-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2022 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Laura Costa do Nascimento
Beneficiário:Maria Laura Costa do Nascimento
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Guilherme Cecatti ; Renato Teixeira Souza
Assunto(s):Obstetrícia  Gravidez  Pré-eclâmpsia  Infecções por Coronavirus  SARS-CoV-2  COVID-19  Angiogênese  Receptor tipo 2 de angiotensina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fatores angiogênicos | gestação | Pré-eclâmpsia | SARS-CoV-2 | Obstetrícia

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) é uma das principais causas de morbimortalidade materna em todo o mundo, especialmente em locais de baixa e média renda, onde a infecção por COVID-19 também tem apresentado maior impacto. A possível associação entre COVID-19 e PE é ainda controversa na literatura, com resultados conflitantes. O substrato fisiopatológico é a infecção pelo SARS-CoV-2 ocorrer através do sistema renina-angiotensina (RAS). O receptor de Angiotensina 2 (ACE2) é a via de infecção viral em diferentes tipos celulares e a infecção por COVID-19 reduz a sua disponibilidade e com isso altera o equilíbrio pressórico. Níveis reduzidos de ACE2 estão associados ao aumento do risco de PE. Além disso, ambas as condições cursam com intensa ativação inflamatória e vascular. Objetivo: avaliar se a infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez aumenta o risco de ocorrência de pré-eclâmpsia e desfechos adversos e se a determinação de fatores relacionados à angiogênese (sFLIT-1 e PlGF) pode auxiliar no diagnóstico de PE em gestantes com COVID-19. Método e Análise de dados: Estudo em duas fases. Primeira fase com avaliação retrospectiva e dosagem de biomarcadores (Elecsys® sFlt-1/PlGF automatizado) em 100 amostras armazenadas, de gestantes não vacinadas, com suspeita ou confirmação de COVID-19, correlacionando com desfechos maternos e perinatais e diagnóstico de PE. Nesta fase, a limitação está no momento de coleta do soro materno, uma coleta única, na suspeita de COVID-19, e não necessariamente no momento do diagnóstico de PE, mas poderá fornecer resultados iniciais relevantes. Fase 2 será um estudo de coorte prospectivo, com acompanhamento de 300 gestantes durante o pré-natal e investigação seriada para COVID-19 (com sorologia e RT-qPCR em 3 momentos: admissão pré-natal, 28 semanas e parto), definindo casos expostos e não expostos à infecção pelo SARS-CoV-2, para comparação de frequência de pré-eclâmpsia, desfechos maternos e perinatais e dosagem de fatores relacionados à angiogênese. Nesta fase, será considerada a vacinação (tipo vacina e número de doses), introduzindo esta variável na avaliação de expostos e não expostos. Dados quantitativos obtidos e as análises estatísticas serão avaliadas quanto a normalidade da distribuição de dados. Para a comparação de duas variáveis com distribuição normal será considerado o teste t de Student e para três ou mais variáveis com distribuição normal o teste ANOVA será o teste estatístico escolhido. Para comparações de variáveis dicotômicas, serão considerados o Qui-quadrado ou o exato de Fisher. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTOLINI-TAVARES, ARTHUR; NOBREGA, GUILHERME M.; LUZ, ADRIANA G.; LAJOS, GIULIANE J.; DO-VALLE, CAROLINAC. RIBEIRO; SOUZA, RENATO T.; MYSOREKAR, INDIRA U.; COSTA, MARIA L.. Morphological placental findings in women infected with SARS-CoV-2 according to trimester of pregnancy and severity of disease. Placenta, v. 139, p. 10-pg., . (21/09937-1)
NOBREGA, GUILHERME M.; GUIDA, JOSE P.; NOVAES, JULIANA M.; SOLDA, LARISSA M.; PIETRO, LUCIANA; LUZ, ADRIANA G.; LAJOS, GIULIANE J.; RIBEIRO-DO-VALLE, CAROLINA C.; SOUZA, RENATO; CECATTI, JOSE G.; et al. Role of biomarkers (sFlt-1/PlGF) in cases of COVID-19 for distinguishing preeclampsia and guiding clinical management. PREGNANCY HYPERTENSION-AN INTERNATIONAL JOURNAL OF WOMENS CARDIOVASCULAR HEALTH, v. 31, p. 6-pg., . (21/09937-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.