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Teorias psicanalíticas do desenvolvimento estudo histórico-crítico-comparativo Volume 1. Origens e Consolidação

Processo: 22/03687-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de junho de 2022 - 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
Beneficiário:Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação  Epistemologia  Desenvolvimento emocional  História  Psicanálise  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clinica | Desenvolvimento emocional | Educação | Epistemologia | História | Psicanálise | Psicanálise

Resumo

Nesse livro pretende-se apresentar de forma analítico-crítica e sistemática, as diversas teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional, tanto para ter delas uma visão geral, quanto para estabelecer possibilidades de contribuição e comunicação entre elas. Trata-se, por um lado, de cobrir uma lacuna no campo das teorias do desenvolvimento, no qual a psicanálise é apresentada de forma muito reduzida e empobrecida (referindo-se basicamente a Freud e a Erikson), reapresentando-as de maneira mais ampla, respeitando sua complexidade, bem como mostrando que há perspectivas atuais mais elaboradas, já estabelecidas, do que as referências a Freud e Erikson; por outro, ao apresentar analítico-criticamente cada uma dessas teorias, a partir de uma matriz única de análise, poder colocar as mesmas variáveis em foco e descrição, para que um estudo crítico-comparativo possa ser feito. Com isso espera-se tanto contribuir para a ampliação e aprofundamento dessa área do conhecimento, quanto para estabelecer uma possibilidade de diálogo entre diversas perspectivas teóricas (semântica e descritivamente díspares) da psicanálise. Essa proposta tem duas partes: uma Primeira Parte (que é a que está sendo aqui apresentada solicitando apoio da FAPESP, resultado de Auxílio à Pesquisa processo número 2018/17472-6, já finalizado), na qual proponho apresentar tanto o quadro epistemológico-metodológico que dá a estrutura e direção da pesquisa quanto analisar as origens e a consolidação das teorias psicanalíticas como teorias plenas do desenvolvimento emocional, analisando as propostas de Sigmund Freud, Anna Freud, René Spitz, Erikson Erikson e Margareth Mahler. A Segunda Parte está em desenvolvimento (apoio FAPESP, processo número: 2021/05257-6). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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