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Uma plataforma digital para simulação e avaliação de habilidades práticas nas áreas da saúde com inovações de inteligência artificial

Processo: 21/15114-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2022 - 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Débora Cristina Alavarce
Beneficiário:Débora Cristina Alavarce
Empresa Sede:HIPOCAMPUS TECNOLOGIA EDUCACIONAL E INTELIGENCIA ARTIFICIAL LTDA EPP
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Atividades de apoio à educação
Município: São José dos Campos
Pesquisadores principais:
Reinaldo Roberto Rosa
Pesquisadores associados: Carlos Fernando Collares ; Eduardo Charles Vasconcellos ; José Lúcio Martins Machado ; Kristian Spoerer
Auxílios(s) vinculado(s):23/13354-7 - XLVI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, AR.BR
Bolsa(s) vinculada(s):23/01088-0 - Especialidades de TI para UX/UI Designer na Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento dos Modulos de IA para o Projeto da Plataforma HIPLADE, BP.TT
22/15490-2 - Uma Plataforma Digital para Simulação e Avaliação de Habilidades Práticas nas Áreas da Saúde com Inovações de Inteligência Artificial, BP.TT
22/11806-5 - Uma Plataforma Digital para Simulação e Avaliação de Habilidades Práticas nas Áreas da Saúde com Inovações de Inteligência Artificial, BP.TT
22/11808-8 - Uma Plataforma Digital para Simulação e Avaliação de Habilidades Práticas nas Áreas da Saúde com Inovações de Inteligência Artificial, BP.TT
Assunto(s):Aprendizado computacional  Inteligência artificial  Tecnologia educacional  Visão computacional  Simulação (aprendizagem)  Plataforma (computação)  Competência profissional  Saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem de Maquina | Debriefing Avaliativa em Enfermagem e Medicina | Inteligência Artificial | Simulação de Habilidades nas Áreas da Saúde | Tecnologia da Educação | Visão Computacional | EdTech nas Áreas da Saúde

Resumo

No mercado de Tecnologia da Educação (EdTech) há uma lacuna em relação às plataformas digitais direcionadas à avaliação de simulações de habilidades práticas, necessárias no processo de aprendizagem, em especial, nas áreas da saúde. Nesse contexto, este projeto propõe a continuidade de atividades de P&D para somar funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) à uma PoC desenvolvida na primeira fase de atividades (nov. 2020 a dez. 2021). A HIPLADE (Hipocampus Plataform for Debrieng and Evaluation), na sua versão atual - uma PoC - foi idealizada pela empresa Hipocampus, uma Startup de EdTech com foco nas áreas da Saúde. O protótipo da HIPLADE já permite planejar, criar, agendar e avaliar habilidades práticas simuladas em diferentes cenários, considerando à realização de debriefing e feedback - inerentes ao processo de aprendizagem prática nas áreas da saúde. Na Fase II, terão início às atividades de P&D com o objetivo de definir e incorporar ao protótipo funcionalidades baseadas nas metodologias de IA com foco em aprendizagem de máquina. Essas funcionalidades serão objetos de P&D ao longo da Fase II objetivando gerar, pelo menos, três inovações já identificadas: (i) incorporar um módulo de Data Analytics para mineração de padrões, que possibilite o refinamento e melhoramento do processo de aprendizagem e avaliação, com metodologias de Ciência e Engenharia de Dados; (ii) incorporar um módulo de Visão Computacional com Deep Learning para reconhecimento de face, anotação de expressões e habilidades (manuais e gestuais) durante uma simulação em diferentes cenários; (iii) incorporar um módulo de curadoria de conhecimento inteligente capaz de auxiliar o aprendiz no seu aprimoramento com metodologias de PNL (processamento natural de linguagem) para categorização de texto, voz e imagem. Os principais impactos no setor e plano de negócios da empresa são: (i) melhorar a qualidade e agilidade do processo de avaliação digital em termos de objetividade, avaliação baseada em evidência e feedback individualizado; (ii) democratizar a utilização das metodologias de simulação de habilidades práticas à distância com grande impacto social; e (iii) ainda mais significativo do que uma inovação incremental que resulta em melhoria funcional de um produto ou serviço nas áreas da saúde, o MVP avançado, a ser entregue, é caracterizado por uma inovação completa e radical por ser uma invenção inédita e exclusiva neste campo, passível de customização para outros segmentos (de ensino, aprendizagem e triagem de RH) já identificados no plano de negócios da spin-off (a Hipocampus Digital) criada recentemente para atuar como a empresa executora da Fase II . (AU)

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