Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolismo lipídico e resistência a múltiplas drogas em tumores cerebrais

Processo: 22/07090-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2022 - 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alison Colquhoun
Beneficiário:Alison Colquhoun
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glioma  Quimiorresistência  Metabolismo dos lipídeos  Ácidos graxos insaturados  Ácidos graxos ômega-3  Eicosanoides  Ciclo celular  Resposta celular  Expressão de proteínas  Marcadores prognósticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácidos Graxos Poliinsaturados | eicosanóides | glioma | Lipídeos | migração | Resistência a multiplas drogas | Metabolismo Lipídico

Resumo

Os gliomas são conhecidos por seu péssimo prognóstico e sua tendência a desenvolver resistência às quimioterapias atualmente disponíveis na clínica. Existem evidências da capacidade dos ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs) da família n-3, ácidos eicosapentaenóico (20:5 n-3) (EPA) e docosahexaenóico (22:6 n-3) (DHA), de interferir com a resistência à quimioterapia em vários tumores. Os PUFAs podem influenciar aspectos de proliferação e morte celular além de interferir nos processos de migração e invasão, porém os efeitos e os mecanismos de ação destes PUFAs sobre a resistência aos quimioterápicos são menos conhecidos em gliomas. O projeto tem como objetivo melhor entender as vias pelas quais PUFAs n-3 interferem na biologia de gliomas, estudando o efeito de PUFAs n-3 sobre a resistência à quimioterapia em células de glioma sensíveis e resistentes à quimioterapia in vitro e in vivo. Além disso, pretendemos aliar os efeitos dos PUFAs n-3 a outros compostos capazes de perturbar o metabolismo lipídica em busca de efeitos ainda mais acentuados do que os observados individualmente. O projeto vai focar nos efeitos dos tratamentos sobre o ciclo celular; apoptose; ferroptose; migração e invasão celular; metabolismo energético e de ácidos graxos e eicosanoides; e resistência à quimioterapia. Espera-se que esta abordagem permitirá obter um melhor entendimento da ação de PUFAs n-3 sobre as células de glioma tanto in vitro quanto in vivo e identificar se têm potencial para melhorar a resposta celular à quimioterapia. Em paralelo, a expressão proteica de 15HPGD e PTGR1 será avaliada por imunohistoquímica como possível marcador prognóstico para uso em laboratórios de patologia do SUS, junto com marcadores já utilizados na prática clínica atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JANAINA ALESSANDRA; COLQUHOUN, ALISON. Effect of Polyunsaturated Fatty Acids on Temozolomide Drug-Sensitive and Drug-Resistant Glioblastoma Cells. BIOMEDICINES, v. 11, n. 3, p. 21-pg., . (18/15646-7, 22/07090-4, 15/18311-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.