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Crenças de autoeficácia para os domínios da escrita, da leitura, da matemática e da aprendizagem autorregulada de estudantes do ensino médio

Processo: 22/04585-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2022 - 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roberto Tadeu Iaochite
Beneficiário:Roberto Tadeu Iaochite
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Daniel Peter Cervone ; Roberta Gurgel Azzi
Assunto(s):Psicologia educacional  Ensino médio  Aprendizagem autorregulada  Autoeficácia  Escrita  Leitura  Matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem autorregulada | Autoeficácia | Ensino Médio | Escrita | Leitura | Matemática | Psicologia Educacional

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva investigar as crenças de autoeficácia para os domínios da escrita, da leitura, da matemática e da aprendizagem autorregulada junto aos estudantes do Ensino Médio e analisá-las a partir da perspectiva sociocognitiva do modelo KAPA de investigação proposto por Cervone (2004). Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, evidenciada pela literatura que discute a aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes do Ensino Médio no cenário pós-pandêmico. Estudantes ingressantes no Ensino Médio de escolas públicas participarão do estudo respondendo a um conjunto de instrumentos como: a) questionário de caracterização, b) roteiro de questões reflexivas sobre a autoeficácia, expectativas e estabelecimento de objetivos para aprender, fatores internos positivos e negativos, suportes e barreiras para a realização acadêmica e, c) escalas de autoeficácia nos domínios da aprendizagem autorregulada, regulação da emoção e social e de ansiedade acadêmica. Os dados serão coletados em duas etapas, com uso de dispositivos digitais e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial com o auxílio do software R, bem como por softwares de captação de voz/digitação e de análise de conteúdo. É esperado que este projeto possa apresentar evidências e contribuir para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam o desenvolvimento da autoeficácia nos domínios especificados, proporcionar inovação para o processo avaliativo da autoeficácia e viabilizar a reflexão sobre as variáveis que afetam o que e como os estudantes pensam sobre suas próprias capacidades para aprender. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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