Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos kits destinados ao diagnóstico de parasitoses intestinais em amostras fecais

Resumo

O projeto prevê o desenvolvimento de kits para o diagnóstico de parasitoses intestinais em amostras fecais, que poderão ser industrializados e comercializados por Immunoassay Produtos Hospitalares Ltda. Dados recentemente divulgados pela Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo encontram-se com parasitoses intestinais, das quais 450 milhões estão doentes, sendo na maioria crianças que vivem em áreas tropicais, incluindo o Brasil. Pesquisa de mercado indica que são poucos os kits diagnósticos nacionais destinados a exame de fezes. Este projeto desdobra-se em três subprojetos. O primeiro aborda o desenvolvimento de um kit simples, prático e econômico que permite a coleta de fezes, concentração dos elementos parasitários e sua identificação morfológica por meio de microscopia óptica, podendo, em etapa posterior, ser acoplado a um sistema de automação. Os dois outros kits caracterizam-se como sendo de diagnóstico avançado, por utilizar anticorpos monoclonais e técnica de amplificação genômica. Dessa forma, o segundo kit será destinado à detecção de antígenos de Entamoeba histolytica, através de ensaio imunoenzimático (Elisa). O terceiro kit será para a detecção de Cryptosporidium parvum, Cyclospora cayetanensis e Microsporida, protozoários oportunistas e emergentes que se fazem presentes em condições de imunodeficiência, como observadas na Aids. Esse kit baseia-se na amplificação do DNA, utilizando sistema de primers biotinilados, e identificação dos produtos amplificados em placas plásticas revestidas de avidina, probes internos marcados com digoxigenina, e conjugados enzimáticos antidigoxigenina (PCR-colorimétrico). Kits para a detecção de C. parvum poderão ser aplicáveis também para a análise da qualidade de água. O presente projeto poderá abrir caminho para a padronização, avaliação e produção de outros imunorreagentes aplicados ao diagnóstico das demais protozooses intestinais, entre elas a giardíase e infecções extra-intestinais por amebas de vida livre. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INACIO, SANDRA VALERIA; GOMESB, JANCARLO FERREIRA; MIRANDA OLIVEIRA, BRUNO CESAR; FALCAO, ALEXANDRE XAVIER; NAGASE SUZUKI, CELSO TETSUO; DOS SANTOS, BIANCA MARTINS; COSTA DE AQUINO, MONALLY CONCEICAO; DE PAULA RIBEIRO, RAFAELA SILVA; DE ASSUNCAO, DANILLA MENDES; FREIRE CASEMIRO, PAMELLA ALMEIDA; MEIRELES, MARCELO VASCONCELOS; SARAIVA BRESCIANI, KATIA DENISE. Validation of a new technique to detect Crytosporidium spp. oocysts in bovine feces. PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE, v. 134, p. 1-5, NOV 1 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.