Busca avançada
Ano de início
Entree

DEFAU-BIOTA: efeitos da defaunação no carbono do solo e na diversidade funcional de plantas da Mata Atlântica

Resumo

Os grandes mamíferos herbívoros (LMH's), uma vez difundidos, agora são funcionais ou localmente extintos na maioria dos ecossistemas tropicais. Os LMHs exercem fortes efeitos diretos e indiretos na estrutura da comunidade e nas funções do ecossistema, e medir esses efeitos é importante para testar a teoria ecológica e para entender as mudanças ambientais passadas, atuais e futuras. Isso, por sua vez, requer manipulações experimentais de longo prazo, devido às respostas lentas e muitas vezes não lineares de populações e assembleias à remoção de LMH. Desde 2009, mantemos o experimento DEFAU-BIOTA, uma série de exclusões seletivas de LMH replicadas em um gradiente de produtividade na Mata Atlântica do Brasil. O objetivo do experimento DEFAU-BIOTA é medir os efeitos da diversidade e abundância de LMH no carbono do solo e nas características funcionais das plantas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, MATHIAS M.; GALETTI, MAURO. Beyond the ?empty forest?: The defaunation syndromes of Neotropical forests in the Anthropocene. GLOBAL ECOLOGY AND CONSERVATION, v. 41, p. 9-pg., . (19/25478-7, 22/09561-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.