Auxílio à pesquisa 22/12234-5 - Biologia estrutural, Biofísica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência a antimicrobianos em Mycobacterium tuberculosis: análise estrutural, biofísica e bioquímica de mutações missense

Processo: 22/12234-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcio Vinicius Bertacine Dias
Beneficiário:Marcio Vinicius Bertacine Dias
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia estrutural  Biofísica  Enzimas  Anti-infecciosos  Tuberculose  Mycobacterium tuberculosis  Mutação de sentido incorreto 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antimicrobianos | enzimas | mecanismos moleculares de resistência a antimicrobianos | mutações misenses | Mycobacterium tuberculosis | Tuberculose | biologia estrutural, bioquímica e biofísica

Resumo

Tuberculose é uma das principais doenças infecciosas que aflige a humanidade, e que leva a mais de um milhão de mortes por ano em todo mundo. Devido ao intensivo uso de antimicrobianos no tratamento desta doença, a resistência é um fator extremamente preocupante e agrava significante a sua clínica terapêutica. Resistência aos principais antimicrobianos em uso, particularmente isoniazida (INH), rifampicina (RIF), etambutol (EMB) e pirazinamida (PZA) são constantemente reportados para Mycobacterium tuberculosis, o que leva a necessidade do uso de outros antimicrobianos mais tóxicos e menos efetivos para o controle da doença. Especificamente, tanto para a INH como para PZA, a resistência está principalmente associada a genes envolvidos com as suas ativações ou nos seus alvos de inibição. Assim, mutações na catalase/peroxidase KatG, que catalisa a formação do aduto NAD-INH e da enzima enoil ACP redutase, InhA, são frequentemente encontradas em isolados clínicos resistentes a INH. O mesmo ocorre para a resistência à PZA, em que várias mutações no gene que codifica a enzima PcnA, que converte PZA em ácido pirazinóico (POA) e na enzima aspartato decarboxilase (PanD) que é inibida por essa molécula, também é frequentemente reportada. As enzimas que são considerados os alvos para as formas ativadas dos pró-fármacos INH e PZA são essenciais para a sobrevivência de M. tuberculosis, e, portanto, as mutações geralmente ocorrem na região promotora ou na região codificante dos seus genes, sendo geralmente missense. Embora já se tenha-se estudos bioquímicos, biofísicos e estruturais para alguns mutantes missense para as enzimas InhA e PanD, o número de mutações reportados na literatura é bastante vasto, o que limita o entendimento dos efetivos mecanismos moleculares envolvidos na resistência a esses antimicrobianos. Neste projeto, temos como objetivo realizar um amplo estudo biofísico e bioquímico de várias mutações missense para as regiões codificantes para InhA e PanD, que ainda não foram estudadas. A análise estrutural, bioquímica e biofísica dessas enzimas mutantes pode revelar as bases moleculares envolvidas na resistência e a proposição de mecanismos ainda não descritos na literatura. Além disso, o entendimento dessas mutações pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de novas moléculas que contornem essas resistências ou efetivamente contribuir com uma terapia mais personalizada em casos de infecção por cepas resistentes ou multirresistentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSINI, NICOLAS DE OLIVEIRA; DIAS, MARCIO VINICIUS BERTACINE. Mutations and insights into the molecular mechanisms of resistance of Mycobacterium tuberculosis to first-line drugs. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 46, n. 1, p. 17-pg., . (22/12234-5, 20/03850-9, 19/17037-0)
NICOLAS DE OLIVEIRA ROSSINI; MARCIO VINICIUS BERTACINE DIAS. Mutations and insights into the molecular mechanisms of resistance of Mycobacterium tuberculosis to first-line. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 46, n. 1, . (22/12234-5, 19/17037-0, 20/03850-9)
DE OLIVEIRA, GABRIEL S.; BURY, PRISCILA DOS S.; HUANG, FANGLU; LI, YUAN; DE ARAUJO, NATALIA C.; ZHOU, JIAHAI; SUN, YUHUI; LEEPER, FINIAN J.; LEADLAY, PETER F.; DIAS, MARCIO V. B.. Structural and Functional Basis of GenB2 Isomerase Activity from Gentamicin Biosynthesis. ACS Chemical Biology, v. 19, n. 9, p. 10-pg., . (14/07843-6, 10/15971-3, 15/09188-8, 21/10577-0, 18/00351-1, 17/23627-0, 22/12234-5)
KIRKMAN, TIM; SILVA, CATHARINA DOS SANTOS; TOSIN, MANUELA; DIAS, MARCIO VINICIUS BERTACINE BERTACINE. How to Find a Fragment: Methods for Screening and Validation in Fragment-Based Drug Discovery. CHEMMEDCHEM, v. N/A, p. 15-pg., . (21/10577-0, 22/12234-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: