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Partidos e representação política: o impacto dos partidos na estruturação da escolha eleitoral no Brasil

Processo: 00/09674-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Maria D'Alva Gil Kinzo
Beneficiário:Maria D'Alva Gil Kinzo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/00314-6 - Quem elege os candidatos: partidos centralizados ou descentralizados?, BP.PD
02/06360-4 - A fragmentação partidária a direita do espectro ideológico no atual sistema partidário brasileiro, BP.MS
02/00759-2 - A dimensão ideológica e o eleitor: os diferentes significados da categoria esquerda-direita, BP.IC
01/03295-4 - Partidos políticos vistos por dentro. a dimensão organizacional em perspectiva comparada (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai), BP.PD
Assunto(s):Representação política  Sistemas partidários  Eleições (processo político)  Partidos políticos  Deputados 

Resumo

O projeto visa examinar os partidos políticos brasileiros na arena eleitoral, tratando de avaliar em que medida eles têm se organizado para buscar apoio nas urnas e deste modo se constituído em balizamento para a escolha pelo voto. Para isso a pesquisa orientará o foco para o estudo de três dimensões: a) a organizacional, tratando de focalizar o partido enquanto organização política que atua no contexto eleitoral; b) a ideológica, examinando as diferenciações ideológicas intra e inter-partidárias que possam ser apreendidas através de dados sobre as opiniões e posicionamentos dos representantes dos partidos nos legislativos estaduais (tais dados serão obtidos através da aplicação de um questionário estruturado junto aos deputados estaduais brasileiros); e c) a comportamental ou atitudinal, focalizando a relação partido-eleitor para verificar em que medida os partidos tem conseguido construir perfis ou imagens junto ao eleitorado (para isso será realizada uma pesquisa por amostragem no estado de São Paulo sobre as percepções e atitudes dos eleitores com relação aos partidos). (AU)