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Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica

Processo: 22/06977-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2028
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
( Atuais )
Cristina Leite ; Luiz Roberto Alves ; Marcelo Alves Barros ; Meire Cachioni ; Roseli de Deus Lopes
Pesquisadores principais:
( Anteriores )
Naomar Monteiro de Almeida Filho
Pesquisadores associados: Adelmo Antonio da Silva Eloy ; Adriana Gomes Dickman ; Adriane Orenha Ottaiano ; Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi ; Anne Louise Scarinci Peres ; Barbara Corominas Valerio ; Beatriz Leonel Scavazza ; Bernardete Angelina Gatti ; Carmen Fernandez ; Carmen Pimentel Cintra Do Prado ; Cassia de Oliveira Fernandez ; Celso Setsuo Kurashima ; Cláudia Souza Passador ; Cristina Leite ; Daniel Fils Puig ; Danilo Silva Guimarães ; Debora Foguel ; Dennys Leite Maia ; Edson Anício Duarte ; Elmara Pereira de Souza ; Eugenio Maria de França Ramos ; Fabiana de Lima Peixoto ; Fernanda Aparecida Yamamoto ; Francisco Aparecido Cordão ; Ghisleine Trigo Silveira ; Guilherme Ary Plonski ; Irene Karaguilla Ficheman ; Jorge Ferreira Franco ; Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida ; Leandro Key Higuchi Yanaze ; Lino de Macedo ; Luís Carlos de Menezes ; Marcelo Henrique Romano Tragtenberg ; Marciel Aparecido Consani ; Maria Antonia Ramos de Azevedo ; Maria Eliza Mattosinho Bernardes ; Marina Costin Fuser ; Merari de Fátima Ramires Ferrari ; Nilson José Machado ; Paulo Blikstein ; Rita de Cássia Marques Lima de Castro ; Silvia Helena de Carvalho Sales Peres ; Suzana Ursi ; Valkiria Venancio
Auxílios(s) vinculado(s):23/10662-2 - Integração curricular nas ciências da natureza: mapeando desafios e potencialidades, AP.EP
23/04871-8 - The 15th Conference of the European Science Educationa Research Associaton (ESERA), AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):24/01674-0 - Temáticas socioambientais complexas, emergentes e emergenciais: caminhos de uma abordagem multidimensional integradora., BP.PD
23/17488-8 - Prototipagem de tecnologias emergentes na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da USP, BP.PD
23/16366-6 - Uso de Metodologias Ativas à luz da Teoria da Atividade (3ª geração) em formação de professores de Ciências da Natureza: uma revisão sistemática de literatura atrelada a um estudo de caso do PLIC/USP, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 23/16333-0 - Temáticas socioambientais complexas, emergentes e emergenciais: caminhos de uma abordagem multidimensional integradora, BP.PD
23/16247-7 - Analisando a Prática Docente sob a Perspectiva da Formação Interdisciplinar, BP.PD
23/16357-7 - Pluri-epistemicidade, etnodiversidade e culturas silenciadas num projeto de recriação curricular na universidade, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Reforma curricular  Inovação na educação  Transdisciplinaridade  Licenciatura  Metodologia ativa  Qualidade da educação  Equidade educacional  Tecnologias emergentes  Educação escolar básica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inovação Educacional | interdisciplnaridade | Licenciaturas | metodologia ativas | qualidade-equidade educacional | transdisciplinaridade | inovação curricular e de estratégias pedagógicas

Resumo

No Edital 35/2021 SEB/MEC, a rede UFABC-USP-UniSantos aprovou projeto de criação de Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências (PLIC/USP), a partir de estudos e prospecções conduzidas pela Cátedra Alfredo Bosi. Na USP, vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Graduação, o PLIC/USP funcionará como programa-piloto a partir do segundo semestre de 2022. Essa etapa experimental, com duração de quatro anos, será objeto de acompanhamento e avaliação contínua, com vistas a ajustes do protótipo às demandas e adequações necessárias ao sucesso do processo de implementação. Para isso, propõe-se este projeto de pesquisa de implementação em quatro dimensões: conceitual, curricular, pedagógica, tecnológica. Isso implica registrar e avaliar processos de desenho, prototipagem e implementação, de modo concomitante com avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos constitutivos da intervenção proposta, em seus aspectos curriculares, pedagógicos e tecnológicos. O conjunto de estudos previstos, num plano geral, buscará articular demandas concretas das instituições educadoras, integrando (e subsumindo) o binário Qualidade-Equidade no sistema público de educação. Como estrutura organizativa, o projeto compreende as seguintes linhas de pesquisa: 1) Exploração arqueogenealógica e pragmática da questão conceitual da inovação em educação; 2) Descrição e validação (micro-experimental) da eficácia específica de inovações e arranjos curriculares do PLIC/USP; 3) Registro e avaliação de inovações processuais pedagógicas (formas de metodologias ativas) aplicadas no projeto; 4) Prototipagem de tecnologias emergentes (ambientes metapresenciais e imersivos de co-Aprendizagem) do PLIC/USP. Serão realizados estudos multi-métodos para avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos conceituais, curriculares, pedagógicos e tecnológicos constitutivos da intervenção implementada no PLIC/USP. Os resultados serão articulados numa perspectiva de Pesquisa Transdisciplinar Translacional e servirão de subsídios para criação, ampliação e aprimoramento de cursos de licenciatura interdisciplinar, produzindo informações cruciais para a gestão dos sistemas educacionais, sobretudo do estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Los profesorados están en crisis en Brasil 
La profesión docente en riesgo 
Crise nos programas de licenciatura 
Profissão docente em risco 
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