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Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo

Processo: 22/06907-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Irineu Aliprando Viotto Filho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Thomaz Júnior ; Bernardo Mançano Fernandes ; Carlos Alberto Feliciano ; Cíntia Regina de Fátima ; Fernanda Cristina de Souza ; Marcos Vinicius Francisco ; Rafael Rossi ; Raul Borges Guimarães ; Ricardo Eleutério dos Anjos ; Rodrigo Lima Nunes ; Vanda Moreira Machado Lima
Bolsa(s) vinculada(s):24/09120-3 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular geografia, BP.EP
24/08122-2 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular história, BP.EP
23/09604-8 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular geografia, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/08979-8 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular matemática, BP.EP
23/08242-5 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular história, BP.EP
23/08135-4 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular matemática, BP.EP
23/08182-2 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular biologia, BP.EP
23/08214-1 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular física, BP.EP
23/08160-9 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular língua portuguesa, BP.EP
23/08167-3 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular língua portuguesa, BP.EP
23/08215-8 - Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo: a especificidade do componente curricular ciências, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Formação de professores  Formação continuada do professor  Escola pública  Escola rural  Prática de ensino  Práxis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do campo | Formação e atuação de professores | Intervenção-Formativa | Práticas inovadoras na educação do campo

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a educação e a escola do campo por meio de suas características e função social, mobilizando gestores, professores e pesquisadores para a construção de uma práxis-pedagógica inovadora e permeada por perspectivas críticas em educação. Para tanto, realizaremos estudos e intervenções coletivas pautadas na Pedagogia do Movimento Sem Terra ao lado da Pedagogia Freireana considerando a sua relação seminal com a educação do campo e o estabelecimento de interlocução com a Pedagogia histórico-crítica e a Psicologia histórico-cultural, com vistas a engendrar um processo de transformação qualitativa da escola pública do campo e torná-la mais ativa, inovadora e crítica por meio de trabalho coletivo crítico com os professores e discussão de suas práticas pedagógicas em sala de aula. O processo de pesquisa será respaldado por metodologia desenvolvida ao longo de mais de 13 anos de trabalho do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar (GEIPEE) e objetivada por meio de intervenções-formativas que se caracterizam por ações coletivas "in loco" na escola e efetivadas entre pesquisadores (da universidade) e os sujeitos (da escola), com objetivo de enfrentamento consciente dos problemas presentes na realidade escolar e, simultaneamente, desenvolvimento da consciência crítica dos sujeitos e das suas práticas pedagógicas na escola. Ao final do processo de pesquisa, além do enfrentamento coletivo (pesquisadores e sujeitos) dos problemas da realidade escolar, esperamos contribuir com a práxis pedagógica dos professores, considerando as apropriações teórico-práticas de natureza crítica e as implicações na construção da sua consciência e atuação inovadora no interior da escola. (AU)

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