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Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades

Processo: 22/06848-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Edmundo Antonio Peggion
Beneficiário:Edmundo Antonio Peggion
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amanda Cristina Danaga ; Paride Bollettin
Bolsa(s) vinculada(s):24/00988-0 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.EP
24/00999-2 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.EP
24/00986-8 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/09800-1 - Diálogos simétricos: eucação, culturas e territorialidades, BP.EP
23/09587-6 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.EP
23/06631-4 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.TT
23/06599-3 - Diálogos simétricos: inclusão indígena na universidade, BP.TT
23/06590-6 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.TT
23/06722-0 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.TT
23/04076-3 - Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Interculturalidade  Educação escolar  Educação indígena  Cultura indígena  História indígena  Povos indígenas do Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Escolar | educação escolar indígena | história e cultura indígena | interculturalidade | povos indígenas em São Paulo | etnologia indígena

Resumo

O presente projeto visa uma articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão. A intenção é refletir sobre um conjunto de relações que poderão estimular desdobramentos futuros relacionados a amplas possibilidades didáticas e políticas em escolas indígenas e não-indígenas. O ponto de partida é um diálogo entre as/os participantes sobre a efetiva atuação de políticas pedagógicas sensíveis à diferença cultural. Este tema é apontado como relevante pela legislação vigente, em particular, pela Lei 11.645/2008, que modificou a Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Nessa direção cada comunidade envolvida participará visando ativamente resultados específicos: para as escolas indígenas, uma possibilidade de diálogo, apoio e produção de material, para a universidade, a articulação da tríade de formação e para a escola não indígena, o aporte de mais informações e subsídios para levar a sério a legislação pertinente. Como resultado, espera-se a produção de um livro com relatos da experiência, duas autobiografias e indicativos de possíveis políticas públicas futuras. Na presente proposta, os participantes encontram-se vinculados de maneira equivalente, posto que o projeto propõe, principalmente, um diálogo simétrico. (AU)

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