Resumo
O presente projeto visa uma articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão. A intenção é refletir sobre um conjunto de relações que poderão estimular desdobramentos futuros relacionados a amplas possibilidades didáticas e políticas em escolas indígenas e não-indígenas. O ponto de partida é um diálogo entre as/os participantes sobre a efetiva atuação de políticas pedagógicas sensíveis à diferença cultural. Este tema é apontado como relevante pela legislação vigente, em particular, pela Lei 11.645/2008, que modificou a Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Nessa direção cada comunidade envolvida participará visando ativamente resultados específicos: para as escolas indígenas, uma possibilidade de diálogo, apoio e produção de material, para a universidade, a articulação da tríade de formação e para a escola não indígena, o aporte de mais informações e subsídios para levar a sério a legislação pertinente. Como resultado, espera-se a produção de um livro com relatos da experiência, duas autobiografias e indicativos de possíveis políticas públicas futuras. Na presente proposta, os participantes encontram-se vinculados de maneira equivalente, posto que o projeto propõe, principalmente, um diálogo simétrico. (AU)
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