Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de leitura e formação do professor paulista: para compreender o texto: propostas e experiências no contexto das escolas públicas do Ensino Fundamental II

Processo: 22/06941-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Renata Junqueira de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Bárbara Cibelli da Silva Monteagudo ; Berta Lúcia Tagliari Feba ; Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli ; Elianeth Dias Kanthack Hernandes ; Estela Aparecida de Souza dos Santos ; Letícia Kondo ; Silvana Ferreira de Souza ; Yaeko Nakadakari Tsuhako ; Yngrid Karolline Mendonça Costa
Bolsa(s) vinculada(s):24/00294-9 - Alfabetização e a apropriação do ato de ler_ leitura e compreensão no contexto da escola de Ensino Fundamental II, BP.TT
23/13134-7 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado., BP.EP
23/13741-0 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/13941-0 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
23/13742-7 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
23/13139-9 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
23/13559-8 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado., BP.EP
23/13236-4 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
23/13137-6 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado, BP.EP
23/13141-3 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado., BP.EP
23/13416-2 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado., BP.EP
23/13135-3 - Formação continuada sobre compreensão leitora: contribuições e aprendizado., BP.EP
23/08356-0 - O papel das estratégias de leitura na formação em serviço de professores paulistas, BP.TT
23/02549-1 - Abordagens e metodologias alternativas do ensino e aprendizagem da compreensão leitora _ a realidade possível e desejável para a formação de jovens leitores no Ciclo II do Ensino Fundamental, BP.TT
23/03536-0 - Formação continuada de professores do ensino fundamental II: o ensino da compreensão textual, BP.EP
23/03645-4 - Alfabetização e a apropriação do ato de ler _leitura e compreensão no contexto da escola de Ensino Fundamental II, BP.TT
23/01950-4 - O papel das estratégias de leitura na formação em serviço de professores paulistas, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino fundamental  Formação de professores  Leitura  Formação de leitores  Compreensão da leitura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compreensão leitora | Educação | Ensino Fundamental II | Estratégias de Leitura | formação de professores | procedimentos metodológicos | Leitura

Resumo

Alienada historicamente de seu direito à leitura e ao poder do exercício pleno da palavra, a maioria esmagadora da população brasileira ainda é credora de nossa imensa dívida social de acesso a esse bem educacional, cultural, civilizatório. Os dados das avaliações internacionais e nacionais ainda dizem da condição alarmante de nossos estudantes no domínio da capacidade de ler. No interior do estado de São Paulo tal realidade ainda se faz presente, muito embora haja grandes esforços para a implementação dos programas de políticas públicas de leitura. Pesquisas destinadas a colaborar na solução de tais impasses e desafios da formação de jovens leitores são imprescindíveis e necessárias. Nesta direção, o projeto ora proposto será realizado em conjunto com dois centros de pesquisa, o CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) da FCT - UNESP, Presidente Prudente (SP) e o CEPLE (Centro de Estudo e Pesquisa em Leitura e Escrita) da FFC - Unesp, Marília (SP). Intitulado "Estratégias de leitura e formação do professor paulista: para compreender o texto - propostas e experiências no contexto das escolas públicas do Ensino Fundamental II", na linha de pesquisa Melhoria do Ensino Público da FAPESP, o projeto tem como objetivo analisar como professores de um município paulista têm criado condições para que o estudante compreenda o texto; e oportunizar conhecimentos teórico-metodológicos sobre a compreensão da leitura, objetivando efetiva contribuição à formação de leitores autônomos e críticos. Doze escolas foram eleitas para participar do projeto, somando-se a totalidade das instituições escolares de Assis, município do oeste paulista, com um professor de cada uma delas como participantes da pesquisa. Três eixos articulam-se com o objetivo apontado e requerem metodologias específicas, com instrumentos apropriados para a geração de dados. O primeiro terá como fundamento a pesquisa bibliográfica e o estudo do texto, a partir das teorias sobre compreensão textual e das estratégias de leitura, além de questionários, para verificação do ensino da compreensão leitora, do acesso e circulação de textos nas escolas. Já os dois últimos terão como fundamento, de modo geral, a pesquisa de tipo etnográfico, sem desconsiderar a articulação entre os modelos quantitativo e qualitativo, e sem os tomar como dicotômicos, mas complementares. Da análise das metodologias de ensino utilizadas pelos professores e da formação realizada, a equipe proponente poderá avaliar as atividades e as estratégias de leitura de resultados mais efetivos, além dos procedimentos metodológicos mais apreciados pelos alunos e por seus professores. Dessa maneira, será possível implementar, no município investigado, um programa de compreensão da leitura baseado no trabalho intenso com os variados gêneros textuais e elaborar material didático das "boas práticas" para disseminar o ensino da compreensão leitora em outros municípios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)