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Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos

Processo: 22/06882-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Marcelo Firer
Beneficiário:Marcelo Firer
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jorge Herbert Soares de Lira ; Rita Santos Guimarães ; Stefan Krauss
Bolsa(s) vinculada(s):23/02364-1 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/03363-9 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/02309-0 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/02381-3 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/03226-1 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/02629-5 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/02633-2 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP
23/02185-0 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino de matemática  Educação matemática  Formação de professores  Formação continuada do professor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Matemática | formação de professores | Educação Matemática

Resumo

Este projeto visa lidar com o problema de formação para ensinar matemática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, sugerimos o desenvolvimento de material de forma colaborativa entre pesquisadores e professores atuantes nos anos iniciais. Numa segunda etapa, este material será utilizado com um público mais amplo através de cursos de extensão ministrados com a participação dos professores de educação básica que atuaram na sua elaboração inicial. A principal pergunta de pesquisa busca entender em que medida a colaboração entre pessoal universitário e professores da educação básica agrega valor para o aproveitamento efetivo por outros professores, no sentido de ter efeito significativo na mudança de práticas de sala de aula e na aprendizagem dos alunos?A partir desta pergunta, este projeto se desenvolve com três objetivos principais, o primeiro deles relacionado à elaboração e organização de material para desenvolvimento profissional, o segundo relacionado às condições que possam favorecer a formação continuada de professores e, por fim, avaliação de impacto na aprendizagem dos alunos. A avaliação de mudanças de práticas em sala de aula será feita por meio de observações e relatos estruturados. A avaliação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos será feita por meio de instrumentos existentes para avaliação de PCK, que serão enriquecidos por meio de criação e validação de itens adicionais de avaliação de PCK desta etapa de ensino, que conta com poucos itens. O impacto na aprendizagem dos alunos será avaliado por meio de testes de avaliação procedimental-conceitual, que será desenvolvido e validado a partir de alguns itens existentes em outros países. (AU)

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