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Escolhas pedagógicas e curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino na rede municipal de São Paulo em contexto de reorganização curricular

Processo: 22/06782-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Beneficiário:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Claudia Lemos Vóvio ; Daniela Lopes Scarpa ; Danusa Munford ; Emerson de Pietri ; Lúcia Helena Sasseron Roberto ; Michela Tuchapesk da Silva ; Raquel Milani
Bolsa(s) vinculada(s):23/07893-2 - Apoio na coleta de informações e a organização de banco de dados, BP.TT
Assunto(s):Currículo  Currículo de ensino fundamental  Aprendizagem  Ensino de língua portuguesa  Ensino de matemática  Ciências naturais  Ensino fundamental  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | aprendizagem | curriculo | Ensino de Ciências Naturais | Ensino de Língua Portuguesa | Ensino de Matemática | Currículo

Resumo

Esta proposta centra sua atenção no discurso pedagógico desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas da rede municipal de ensino de São Paulo. Tem como objetivo principal identificar e discutir as escolhas realizadas pelas(os) professoras(es) que desenvolvem o currículo neste momento de retorno presencial às escolas, premidos pela urgência para recuperar aprendizagens "perdidas" no período da pandemia, por um lado, e pelas expectativas e demandas em torno da implementação de uma nova proposta curricular, o Currículo da Cidade, iniciada pouco antes do começo do afastamento físico de todas(os) das escolas. Implicará análises de documentos orientadores dessas escolhas curriculares e pedagógicas, a observação de aulas e a entrevistas com as(os) professoras(es) por elas responsáveis. Autores do campo do currículo e do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais sustentam as escolhas teóricas e metodológicas do estudo proposto, bem como embasarão as análises dos achados. Espera-se com isso contribuir para as reflexões que se voltam à identificação de condições necessárias para apoiar as(os) professoras(es) na realização de escolhas pedagógicas e curriculares que potencializem as aprendizagens nas aulas dessas disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Tais reflexões têm potencial para contribuir com a concepção e o desenvolvimento de políticas públicas nos campos do currículo, do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais e da formação de professores, remetendo ainda ao debate sobre o financiamento público da educação. (AU)

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