Auxílio à pesquisa 22/05760-2 - Ensino e aprendizagem, Educação matemática - BV FAPESP
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Itinerários formativos e a modelagem matemática no novo ensino médio: perspectivas e práticas

Processo: 22/05760-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Paula dos Santos Malheiros
Beneficiário:Ana Paula dos Santos Malheiros
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Lucas Carato Mazzi ; Rúbia Barcelos Amaral
Bolsa(s) vinculada(s):24/09286-9 - A Modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário Formativo 2 no Novo Ensino Médio, BP.EP
24/09335-0 - A Modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário Formativo 3 no Novo Ensino Médio, BP.EP
24/10116-0 - A Modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário Formativo 1 no Novo Ensino Médio, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 24/10226-0 - A Modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário Formativo 4 no Novo Ensino Médio, BP.EP
24/09299-3 - A Modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário Formativo 5 no Novo Ensino Médio, BP.EP
23/02518-9 - A modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do itinerário formativo 4 no novo ensino médio, BP.EP
23/02519-5 - A modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do Itinerário formativo 3 no novo ensino médio, BP.EP
23/02520-3 - A modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do itinerário formativo 2 no novo ensino médio, BP.EP
23/02521-0 - A modelagem como possibilidade para o desenvolvimento do itinerário formativo 1 no novo ensino médio, BP.EP
23/04009-4 - Itinerários formativos e a modelagem matemática no novo ensino médio: perspectivas pedagógicas, BP.EP
23/01871-7 - Itinerários formativos e a modelagem matemática no novo ensino médio: articulações e diálogos possíveis, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Educação matemática  Modelos matemáticos  Material didático  Professores  Estudantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Ensino e Aprendizagem da Matemática | estudantes | materiais didáticos | modelagem matematica | Professores | Educação Matemática

Resumo

A Modelagem pode ser entendida como uma abordagem pedagógica que contribui para a produção do conhecimento matemático, além de possibilitar a interação com outras áreas do conhecimento, devido ao seu caráter interdisciplinar. Assim, acreditamos que ela pode promover a emancipação dos estudantes, permitindo-lhes uma leitura do mundo com a matemática. Nesse sentido, este Projeto de Pesquisa tem por objetivo compreender quais as possibilidades de desenvolvimento dos itinerários formativos pelos estudantes por meio da Modelagem, articulados com as situações didáticas presentes em materiais didáticos. Para tanto, o presente Projeto está vinculado aos eixos estratégicos "Processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública" e "Formação e desenvolvimento profissional docente", visto que se pretende trabalhar com os professores e também com os estudantes, em momentos distintos. A pesquisa será pautada no paradigma qualitativo e esperamos, a partir dela, colaborar para a compreensão e a divulgação de como os itinerários formativos estão sendo desenvolvidos nas escolas, assim como promover reflexões sobre as possibilidades da Modelagem, aliada aos materiais didáticos. Almejamos contribuir, ainda, para que os professores possam utilizar os materiais didáticos em suas aulas, transformando-os de acordo com seus contextos e tornando-os aliados aos processos de ensino e de aprendizagem, em particular, no desenvolvimento dos itinerários formativos por meio da Modelagem. Também temos o intuito de colaborar com a formação dos estudantes, para que eles tenham acesso a uma educação matemática libertadora, que visa à justiça e à transformação social (AU)

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