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Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias

Processo: 22/06986-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Guedes Monção
Beneficiário:Maria Aparecida Guedes Monção
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Débora Martins de Souza ; Fernanda Theodoro Roveri ; Luciane Muniz Ribeiro Barbosa ; Marina Gonçalves Martão Jardim ; Renata Esmi Laureano
Bolsa(s) vinculada(s):23/10414-9 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, BP.EP
23/10306-1 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, BP.EP
23/10226-8 - Educação infantil no Município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/10300-3 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias., BP.EP
23/10354-6 - Educação infantil no Município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, BP.EP
23/10361-2 - Educação infantil no município de Campinas em tempos de pandemia: desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação infantil  Pandemias  COVID-19  Direito à educação  Direitos da criança e do adolescente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Pandemia COVID-19 | Educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios vivenciados pelas profissionais de Educação Infantil no acolhimento das crianças e famílias no retorno do atendimento presencial durante a pandemia da Covid-19, visando à construção coletiva de práticas educativas que atendam as demandas desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa-ação que será realizada em dois Centros de Educação Infantil do Município de Campinas, envolvendo toda a comunidade escolar. Os procedimentos metodológicos para coletas de dados conjugam análise documental e grupos focais. Entre os resultados esperados, encontram-se: a constituição de prática educativas acolhedoras que respeitem os direitos e as necessidades dos bebês e das crianças pequenas, nesse período de pandemia; a qualificação da gestão democrática por meio do aperfeiçoamento do trabalho coletivo para atender as demandas apresentadas pelas crianças, professoras, agentes, equipe de apoio e famílias; a produção de conhecimento sobre a Educação Infantil no período da pandemia envolvendo as práticas educativas realizadas, as reflexões empreendidas e os referenciais teóricos adotados; a ampliação da participação das famílias no contexto educativo de modo a potencializar o compartilhamento da educação dos bebês e das crianças; o fortalecimento da pesquisa da prática educativa e da interlocução entre universidade e educação básica. (AU)

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