Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre corpos, textos e contextos: linguagens da arte em narrativas de mulheres professoras

Processo: 22/05968-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2023 - 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Eliana Ayoub
Beneficiário:Eliana Ayoub
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Lúcia Guedes Pinto ; André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira ; Andresa de Souza Ugaya ; Elaine Prodócimo ; Eliana de Toledo Ishibashi ; Fabiana de Freitas Pinto ; Guilherme do Val Toledo Prado ; Helena Altmann ; Kátia Salib Deffaci ; Kizzy Fernandes Antualpa ; Laurita Marconi Schiavon ; Lilian Freitas Vilela ; Lívia Tenorio Brasileiro ; Mabel Ruiz Barbot ; Marco Antonio Coelho Bortoleto ; Marcos Roberto Godoi ; María Isabel Pastorino Rodriguez ; Marília Del Ponte de Assis ; Marilia Velardi ; Marina Cyrino ; Mirza Ferreira ; Rosana Baptistella ; Valeria Maria Chaves de Figueiredo
Assunto(s):Formação de professores  Artes  Corpo  Narrativa  Linguagem  Mulheres 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Corpo | formação docente | Linguagem | Narrativa | Formação docente; linguagem, arte, corpo e educação; narrativas.

Resumo

Este projeto de pesquisa está alocado no Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e situa-se na temática das "questões de gênero, raça e etnia" da Chamada "LinCAr 2022" da Fapesp. Trata-se de uma pesquisa narrativa que se apoia numa concepção dialógica e sócio-histórica de linguagem e que tem como objetivo primordial compreender como vem se dando o processo de constituição de mulheres - negras, indígenas e brancas - como professoras da educação básica em redes públicas de ensino de diferentes regiões do Brasil, e como esse processo de constituição docente vem sendo atravessado por diferentes formas de linguagem, especialmente aquelas que se manifestam por meio da arte, do corpo, da gestualidade, da expressão corporal. Interessa-nos ouvir essas mulheres professoras e, para tal, vamos convidá-las a tomar a palavra para produzir narrativas orais, escritas e visuais a respeito de suas histórias vividas na pluralidade de experiências entre sujeitos que interagem, que se relacionam e que se comunicam por meio de múltiplas linguagens, especialmente, das linguagens da arte. Nossa intenção é, igualmente, colocar em circulação sentidos acerca das relações de gênero e étnico-raciais com vistas a entender como elas se interseccionam nos processos de constituição docente dessas mulheres professoras. A investigação será conduzida por uma equipe interdisciplinar, com especialidades complementares e com diversificada experiência de pesquisa, composta majoritariamente por mulheres de diferentes instituições brasileiras (abrangendo as cinco regiões do país), além de uma universidade internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)