Auxílio à pesquisa 22/06861-7 - Avaliação da educação, Qualidade da educação - BV FAPESP
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Qualidade social na/da escola pública: construindo possibilidades junto aos estudantes

Processo: 22/06861-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Regiane Helena Bertagna
Beneficiário:Regiane Helena Bertagna
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Aline Cristiane Barbosa ; Claudia Pereira de Pádua Sabia ; Fabiana Alvarenga Filipe ; Juliana Pereira Aporta Salvadeo ; Liliane Ribeiro de Mello
Assunto(s):Avaliação da educação  Qualidade da educação  Escola pública  Formação humanística  Estudantes  Ensino fundamental  São Paulo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | Formação humana | Participação dos estudantes | Qualidade Social da Educação | Qualidade social da escola pública

Resumo

A discussão sobre a qualidade da educação tem forte expressão em todos os níveis educacionais e vem sendo induzida/regulada via processos avaliativos introduzidos pelas políticas públicas oficiais. Diversos processos avaliativos vêm sendo estimulados/implantados no âmbito federal, estadual e municipal, para os diferentes níveis de ensino - infantil, fundamental, médio e superior - no intuito de produzir e garantir uma almejada qualidade da educação. Tendo como ponto de partida o foco na qualidade da educação, o objetivo geral desse projeto é aprofundar e analisar possibilidades de construção da qualidade social junto com os alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Será realizado um estudo de natureza qualitativa na interface do diálogo entre pesquisadores, profissionais da educação e alunos da escola pública, de forma colaborativa, que ao mesmo tempo desvela e constrói com os estudantes as percepções sobre a qualidade de sua escola. Pretende-se assim, compreender e contribuir para o debate sobre a qualidade da educação realizada na unidade escolar de forma a ampliar e aprofundar a temática e construir juntamente com os estudantes da escola pública possibilidades para a compreensão da qualidade (social) e de indicadores de qualidade social para apoiar processos avaliativos participativos (avaliação institucional participativa-AIP), ressaltando a importância da participação dos estudantes na construção da qualidade social, tendo como horizonte uma formação humanizadora. E, ainda, considerando o período pós pandêmico, revigorar e reforçar a relação entre alunos e escola, fortalecendo o sentimento de pertencimento e participação dos alunos na escola, consequentemente, reconhecendo e construindo a qualidade social da instituição. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LILIANE RIBEIRO DE MELLO; REGIANE HELENA BERTAGNA; MARÍA ESTER MANCEBO. ACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO DE SISTEMA DO BRASIL E DO URUGUAI: EM DEFESA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO. Cad. CEDES, v. 43, n. 121, p. 55-65, . (22/06861-7)