Auxílio à pesquisa 22/06833-3 - Educação infantil, Ensino fundamental - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental

Processo: 22/06833-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Elvira Cristina Martins Tassoni
Bolsa(s) vinculada(s):24/02452-0 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
24/02193-5 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/10121-1 - A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: organizando materiais, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/11520-7 - A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: transcrições e designer gráfico, BP.TT
23/06585-2 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06464-0 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06288-8 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06316-1 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06519-0 - A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06317-8 - A transição da educação Infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06565-1 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06320-9 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06633-7 - A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06295-4 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06757-8 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06303-7 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06392-0 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06308-9 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06429-0 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06309-5 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/06291-9 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06292-5 - A transição da educação Infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06351-1 - A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06643-2 - A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06296-0 - Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe, BP.EP
23/06354-0 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06658-0 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/06302-0 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/06364-6 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/06376-4 - A transição da educação Infantil para o Ensino Fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP
23/06649-0 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06305-0 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06379-3 - Narrando as experiências vividas, BP.EP
23/06362-3 - As vozes das crianças sobre a transição, BP.EP
23/06307-2 - A transição da educação Infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação infantil  Ensino fundamental  Formação de professores  Currículos e programas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Ensino Fundamental | Transição escolar | Currículo e Formação de Professores

Resumo

Trata-se de pesquisa do tipo estudo de caso que tem como objetivo geral construir um programa de ações sistemáticas envolvendo o período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, buscando consolidar as relações entre essas duas etapas da Educação Básica. A pesquisa será realizada em duas escolas de Ensino Fundamental e quatro de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Campinas, São Paulo, tendo como participantes os orientadores pedagógicos dessas unidades, parte dos gestores, os professores de turmas que ingressarão no Ensino Fundamental, professores de primeiros anos desse segmento educacional e coordenadores pedagógicos da Educação Básica. Participarão, ainda, os alunos desses professores e seus familiares. Os procedimentos para a produção dos dados serão: a organização de grupos de estudos com os professores, orientadores, gestores e coordenadores pedagógicos, análise de documentos da rede municipal, a produção de narrativas pelos professores e orientadores, observação do cotidiano escolar, entrevistas com os familiares e conversas com as crianças. Os resultados serão produzidos a partir da identificação de indicadores levantados em cada uma das realidades e na literatura científica sobre o tema, que sirvam como referências para a construção de um processo de transição exitoso. Desse processo resultarão instrumentos e ações que criem condições de validação e incorporação das experiências escolares no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, consolidados na produção de material digital (preferencialmente no formato de e-book) a ser disponibilizado para a rede municipal, contribuindo para a construção de política pública para a infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)