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Experimentação mediada por smartphone no ensino e aprendizagem de biologia do corpo humano: eficácia, potencial didático e formação de professores

Processo: 22/06869-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2023 - 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Camilo de Lellis Santos
Beneficiário:Camilo de Lellis Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Guilherme de Oliveira Brockington ; Patrick Charland
Bolsa(s) vinculada(s):23/07229-5 - A interface escola-universidade na pesquisa em ensino de biologia do corpo humano mediado por smartphone, BP.TT
Assunto(s):Neurociências  Formação de professores  Ensino de biologia  Ensino médio  Corpo humano  Smartphone 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciências da aprendizagem | Corpo humano | Ensino de Biologia | Ensino Médio | Experimentação mediada por smartphone | formação de professores | Neurociências da Aprendizagem

Resumo

A experimentação está na essência epistemológica do método científico no contexto escolar. No entanto, algumas escolas de Educação Básica carecem de equipamentos adequados, laboratórios e professores de ciências detentores de formação orientada para a criação e o desenvolvimento de experimentos científicos. O currículo paulista pressupõe a aprendizagem de biologia do corpo humano pela competência de análise de sinais corpóreos. Ademais, a formação cidadã para os cuidados com a saúde demanda uma educação contemporânea e alinhada com os avanços tecnológicos, tais como o entendimento da interação homem-máquina por meio de sensores de smartphones operacionalizados pelos aplicativos mHealth (mobile Health). Nesse projeto, será avaliado o impacto da metodologia de experimentação mediada por smartphone (EMS) na aprendizagem de conceitos de biologia do corpo humano por estudantes do Ensino Médio e na formação inicial e continuada de professores de ciências para aplicação da EMS como prática de ensino. Por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, serão realizados experimentos em condições controlados de laboratório de pesquisa e ensaios de prática de ensino em contexto de sala de aula. O desenvolvimento dos participantes será acompanhado por meio de questionários de aprendizagem, escalas psicométricas, eye-tracking e pesquisa de experiência do usuário. No mais, uma rubrica de avaliação será elaborada e validada para auxiliar professores de ciências na avaliação da aprendizagem de alunos expostos à EMS e consequências dessa metodologia no raciocínio científico, esforço cognitivo e motivação para aprender. (AU)

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