Auxílio à pesquisa 22/14494-4 - Sociologia do cinema, Análise de filmes - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Sonhos de guerra e de paz em España heroica: estudos de Sociologia e cinema

Processo: 22/14494-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Mauro Luiz Rovai
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do cinema  Análise de filmes  Guerra Civil Espanhola  Século XX 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | España heroica | Sociologia | sociologia do cinema | Sociologia do cinema

Resumo

A proposta deste texto é analisar o filme España heroica (1938), peça de propaganda realizada pelo lado sublevado durante a Guerra civil espanhola e que é considerado, por alguns autores, como o "monumento propagandístico mais consistente da cinematografia nacional", o que nos move a o tomar como objeto privilegiado de estudo. Nossa proposta é explorar o filme e, ao longo da pesquisa, produzir três artigos. O primeiro, já encaminhado para publicação, discute alguns aspectos que a noção de sagrado assume na trama, dentre eles, aqueles relacionados à exclusão de parte da população da participação política. O segundo, já iniciado, problematiza a maneira como a noção de ordem é mobilizada na narrativa, explorando a maneira como aparecem construídas a importância da disciplina e a figura da mulher (tais elementos, no universo do filme, ajudam a mostrar uma Espanha ideal). O terceiro abordará o sonho de uma Espanha harmônica e unida por meio do estudo de como aparece encenada a noção de trabalho no bloco final do filme. Em termos metodológicos, as principais referências serão Pierre Francastel e Pierre Sorlin, autores que, embora orientados por diferentes registros teóricos, convergem em um ponto fundamental, a preocupação de fundo, presente na obra de ambos, com a forma como a obra está organizada internamente, tomando a construção fílmica como produtor de um conjunto de informações próprias sobre a sociedade, às quais o sociólogo busca compreender. Em vista disso, dado que o nosso interesse é pela compreensão da sociedade encenada no filme, evitaremos explicar a obra pelo seu contexto de produção, pelo seu estatuto de propaganda ou cotejando o que é retratado na tela com o que seria a verdade dos fatos. Em outros termos, buscaremos compreender as proposições acerca da sociedade e da época presentes no filme (e não a sociedade e a época). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROVAI, MAURO LUIZ. Endless Exile-Alain Resnais's The War Is Over. SOCIAL SCIENCES-BASEL, v. 13, n. 1, p. 9-pg., . (22/14494-4, 14/07786-2)
MAURO LUIZ ROVAI. A figuração do sagrado em España heroica : um excurso sociológico. Sociologias, v. 25, . (22/14494-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: