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As posições políticas de grupos de interesse empresariais em acordos comerciais: análise textual quantitativa e novas teorias do comércio aplicadas aos Estados Unidos

Processo: 22/07254-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Rodrigo Fagundes Cezar
Beneficiário:Rodrigo Fagundes Cezar
Instituição Sede: Escola de Relações Internacionais. Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Carolina Moehlecke
Bolsa(s) vinculada(s):23/04774-2 - Compilação e análise do posicionamento político de grupos de interesse empresariais em acordos comerciais dos Estados Unidos, BP.TT
Assunto(s):Economia política  Manobras políticas  Grupos de interesse  Acordos comerciais  Análise quantitativa  Comércio internacional  Estados Unidos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acordos de Comércio | Análise Textual Quantitativa | grupos de interesse | Lobbying | Novas Teorias do Comércio Internacional | Position-taking | Economia Política Internacional

Resumo

O objetivo deste projeto é gerar e começar a testar novas hipóteses baseadas nas teorias contemporâneas de Economia Política Internacional (EPI) para explicar a ação política de grupos de interesse empresariais durante a negociação de acordos de comércio. Novas teorias do comércio internacional esperam que empresas e associações comerciais do mesmo setor poderão se posicionar de maneira diferenciada de acordo com o seu tamanho e nível de integração em cadeias de valor. Trabalhos recentes não exploram, no entanto, as áreas dos acordos nas quais essas diferenças são mais ou menos marcantes, como investimento, desenvolvimento sustentável ou regras de origem. Este projeto contribuirá para fechar essa lacuna e assim contribuir para entender quais tópicos tendem a ser privilegiados por firmas em acordos de comércio. O projeto categorizará e analisará um corpo de cerca de 800 submissões públicas feitas por empresas e associações empresariais durante o processo de negociação de acordos comerciais por parte dos Estados Unidos entre 2007 e 2021. Por meio do método de modelagem de tópicos estruturais (STM), analisaremos em quais áreas a diferenciação no posicionamento de firmas e associações comerciais, ainda que do mesmo setor, é maior ou menor. Dado que aplicações recentes das novas teorias de comércio em EPI esperam que empresas grandes e integradas a cadeias de valor se posicionarão individualmente e serão amplamente ativas na política do comércio internacional, os resultados do projeto serão relevantes para pensar sobre o futuro do desenho de acordos de comércio. Os resultados podem também ajudar a projetar desafios à legitimidade desses acordos, muitas vezes vistos como instrumentos de proteção de multinacionais, à revelia de interesses de saúde pública e proteção ambiental. (AU)

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