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EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica

Processo: 22/05934-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de maio de 2023 - 30 de abril de 2027
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Ana Cláudia Kasseboehmer
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza ; Renata Colombo
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/13573-0 - O grupo de desenvolvimento profissional para formação inicial, BP.EP
23/07288-1 - Definição dos conceitos estruturantes em matemática, BP.EP
23/06927-0 - Definição dos conceitos estruturantes em biologia, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/05697-1 - Estudo da contextualização sobre sustentabilidade e erradicação da fome para a motivação dos estudantes, BP.EP
23/03991-0 - Estudo da implementação de um currículo investigativo nas escolas públicas, BP.EP
23/04006-5 - Estudo da influência da educação socioemocional no desempenho dos estudantes, BP.EP
23/04014-8 - O grupo de desenvolvimento profissional para formação continuada, BP.EP
23/04176-8 - Definição dos conceitos estruturantes em química, BP.EP
23/04200-6 - Estudo da contribuição de atividades de divulgação científica para a motivação para a aprendizagem, BP.EP
23/05144-2 - Definição dos conceitos estruturantes em Física, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino de ciências  Educação continuada  Desenvolvimento profissional  Divulgação científica  Educação escolar básica  Aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Investigativa | Divulgação Científica | ensino de ciencias | formação continuada | Grupo de desenvolvimento profissional | stem | Divulgação Científica

Resumo

A literatura educacional é enfática em defender que a aprendizagem está condicionada a uma postura ativa do estudante e a um conteúdo de ensino o qual o estudante reconheça seu sentido para compreender o mundo que o cerca e como intervir nele de forma crítica, solidária e atuante. A abordagem investigativa é tema de pesquisa de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros é já demonstrou seu potencial para a formação do estudante. As próprias pesquisas acadêmicas mostram que mudanças na prática pedagógica dos professores não ocorrem facilmente. A hipótese explorada nesta proposta para buscar superar essa dificuldade em implementar as pesquisas acadêmicas na realidade da educação básica e na escola pública, em particular, é fortalecer o professor em exercício e formar o futuro professor, ambos engajados em priorizar a aprendizagem do estudante e o desenvolvimento integral do indivíduo. A partir de um grupo de desenvolvimento profissional, dez temas estão propostos em relação aos eixos estratégicos de pesquisa como fonte de estudos e de pesquisa pelos professores da educação básica. A interação entre a universidade e a educação básica existe desde 2016 a partir de visitas escolares aos laboratórios de pesquisa da universidade e o grupo de professores interage quinzenalmente desde 2021 e tem potencial para desenvolver esta proposta. Utilizando-se a Teoria da Autodeterminação como referencial teórico, espera-se avaliar a contribuição dos grupos de desenvolvimento profissional para a motivação de professores e estudantes da educação básica. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

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