Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental no contexto do Clube de Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural

Processo: 22/06902-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Vanessa Dias Moretti
Beneficiário:Vanessa Dias Moretti
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Flávia Dias de Souza ; IRAJI DE OLIVEIRA ROMEIRO ; Luis Radford ; Manoel Oriosvaldo de Moura ; Maria Lucia Panossian
Bolsa(s) vinculada(s):24/09814-5 - Clube de matemática e desenvolvimento do pensamento algébrico no ciclo intermediário da emef infante dom henrique: apoio técnico para o primeiro período, BP.TT
24/12780-5 - Clube De Matemática e Pensamento Algébrico: Elaboração de Estratégias de Comunicação e Disseminação de Resultados no Primeiro Período, BP.TT
24/01878-4 - Clube De Matemática na Escola EPG Dorcelina de Oliveira Folador: apoio áudio visual para o primeiro período, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/06592-9 - Clube de matemática na escola EMEF Infante Dom Henrique: apoio áudio visual para o primeiro período, BP.TT
23/06591-2 - Atividades introdutórias do Clube de Matemática na EMEF Infante Dom Henrique: período da manhã, BP.EP
23/05238-7 - Clube de Matemática no ciclo de alfabetização: contribuições da teoria histórico-cultural, BP.TT
23/05571-8 - Gestão do Clube de Matemática na EMEF Infante Dom Henrique: ações iniciais, BP.EP
23/06181-9 - Clube De Matemática na Escola EPG Dorcelina de Oliveira Folador: apoio áudio visual para o primeiro período, BP.TT
23/06249-2 - Atividades introdutórias do Clube de Matemática na EMEF Infante Dom Henrique: período da tarde, BP.EP
23/04589-0 - Gestão do Clube de Matemática na EPG Dorcelina de Oliveira Folador: primeiras ações, BP.EP
23/05088-5 - Atividades do Clube de Matemática na EPG Dorcelina de Oliveira: período da tarde (ano 1), BP.EP
23/05112-3 - Atividades do Clube de Matemática na EPG Dorcelina de Oliveira: período da manhã (ano 1), BP.EP
23/05387-2 - Atividades do Clube de Matemática na EPG Dorcelina de Oliveira: período intermediário (ano 1), BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino fundamental  Educação matemática  Teoria histórico-cultural  Aprendizagem  Clubes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Pedagógica | Clube de Matemática | Ensino Fundamental | Pensamento Algébrico | Situação desencadeadora de aprendizagem | Teoria Histórico-Cultural | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes, do ciclo de alfabetização e ciclo intermediário, desencadeado a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do Clube de Matemática, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e, em particular, no conceito de Atividade Orientadora de Ensino. A concepção de Clube de Matemática adotada nesta pesquisa pressupõe a atividade pedagógica como unidade entre a atividade do professor e a atividade do aluno e, desta forma, envolve o planejamento intencional e o desenvolvimento de situações de aprendizagem com estudantes. Tais situações terão como foco o conhecimento algébrico e, no contexto do Clube de Matemática, estarão voltadas para a apropriação de conceitos algébricos, o trabalho coletivo entre as crianças, a ludicidade e a participação ativa dos estudantes na resolução das propostas. O acompanhamento da elaboração e o desenvolvimento das situações de aprendizagem pelos estudantes, bem como os registros produzidos por eles nesse processo, constituirão o conjunto de dados da pesquisa. Para a análise desses dados, nos apoiaremos nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Objetivação o que nos permitirá evidenciar os impactos das práticas pedagógicas promovidas pelo Clube de Matemática no desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes ao longo da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)