Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedagogias, processos e arquivos da presença

Processo: 22/05024-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2023 - 31 de março de 2027
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Renato Ferracini
Beneficiário:Renato Ferracini
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Ana Cristina Colla ; Raquel Scotti Hirson
Pesquisadores associados: Christel Stalpaert ; Melissa dos Santos Lopes ; Patricia Leonardelli ; Patrick George Warburton Campbell ; Paulo Filipe Gouveia Monteiro
Auxílios(s) vinculado(s):24/08241-1 - Análises Pedagógicas: Corpo Multifacetado e Mimesis Corpórea, AV.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):24/00500-8 - Pedagogias, processos e arquivos da presença, BP.JC
24/00501-4 - Pedagogias, processos e arquivos da presença, BP.JC
23/14349-7 - Em busca de uma zona criativa: Procedimentos de criação cênico-dramatúrgica coletiva a partir do Jogo Coreográfico e seus desdobramentos, BP.MS
23/13551-7 - Debaixo dos pés, um Berço, BP.MS
Assunto(s):Corpo  Eficiência  Processo criativo  Treinamento  Pedagogia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | metodologia | performance | Presença | processo criativo | Treinamento | Atuação

Resumo

O Lume criou, desde seus primórdios, processos pedagógicos práticos de curta e média duração para potencialização de corpo e voz com o objetivo de disseminação e democratização de sua pesquisa prática e poética. Apesar dessa ação ser um dos pilares de suas pesquisas, o Lume, em seus 37 anos de existência, jamais sistematizou de forma vertical ou realizou uma análise de seus processos pedagógicos. Dessa forma, partindo de uma metodologia própria que possui como alicerces a cartografia e a presença pensada como potência relacional entre corpos, esse projeto busca enlaçar três processos que partem das vivências práticas dos processos pedagógicos do Lume. Primeiramente realizar uma análise textual crítica, efetivada por pesquisadores de notório saber nacionais e internacionais no campo das artes presenciais e produzir uma documentação audiovisual do processo didático-pedagógico de nove cursos criados pelo Lume focando em seus aspectos históricos, éticos, técnicos e poéticos. Em segundo lugar, tomando como premissa a metodologia de base prática do Lume no campo do treinamento e dos materiais coletivos e singulares poéticos gerados nos processos pedagógicos de cinco desses cursos, pretende-se a criação de uma ação cênica investigando o enlace poético entre o treinamento do Lume e sua proposta pedagógica, tendo como mote inicial o tema as "invisibilidades da morte". Finalmente, a partir do material expressivo, poético e técnico (ações, matrizes, estados corpóreo-vocais) efetuar a captação e arquivamento em MoCap (Motion Capture) - possível de ser realizada devido a um intercâmbio entre o núcleo e a Univesidade de Ghent - Bélgica - das matrizes técnicas e energéticas corpóreo-vocais que formam a base poética da metodologia do Lume em relação a seus processos pedagógicos e a obra proposta neste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)