Auxílio à pesquisa 22/03094-5 - Ecotoxicologia, Danio rerio - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto Zebratox: triagem toxicológica de larvicidas de importância para a saúde pública e veterinária

Resumo

Os impactos antrópicos em ambientes aquáticos ocasionam a exposição da fauna e flora a inúmeras substâncias, das quais, muitas vezes, desconhecemos seus reais efeitos individuais e em misturas. Dentre os agentes que são constantemente liberados, os praguicidas mostram-se relevantes, não só pelas quantidades utilizadas, mas também pela diversidade de compostos produzidos e registrados no Brasil. Embora alguns especialistas defendem que não há risco se a quantidade de ingredientes ativos estejam dentro do limite regulamentado, dados de ocorrência de ingredientes ativos de praguicidas nos ambientes aquáticos brasileiros ainda são escassos. Entre os testes ecotoxicológicos com peixes, o modelo baseado no zebrafish tem se tornado popular para avaliação da toxicidade, principalmente por ser um organismo com anatomia, fisiologia e desenvolvimento similares a vertebrados superiores e por ser representativo e reconhecido como modelo em ambientes aquáticos. Portanto este projeto visa utilizar diversos biomarcadores para avaliar os efeitos dos ingredientes ativos dos compostos Diclubenzurom (DBZ) e Piriproxifen (PPF), dois praguicidas muito utilizados que podem representar riscos para a vida aquática e a saúde humana, focando na sua ação individual e em misturas. Para isso, este projeto realizará análises voltadas a identificação de alterações histopatológicas no fígado, brânquias e gônadas, além da possível ação destes agentes como interferentes endócrinos, o seu impacto no comportamento e no desenvolvimento embrionário da espécie Danio rerio (Zebrafish). Estas análises trazem um caráter multidisciplinar ao projeto permitirão a produção de dados relevantes para o crescimento do conhecimento da toxicologia ambiental e a identificação de como tais substâncias em mistura podem interagir com a biota, visando a conservação de espécies e a geração de dados que auxiliem a reformulação e atualização da legislação brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, JULIA ROBERT DE SOUSA; DE SOUZA, AUGUSTO MONTEIRO; DE MACEDO-SAMPAIO, JOAO VITOR; TAVARES, LIVIA ALVES DE MACEDO; PEREIRA, BRUNO FIORELINI; DE MEDEIROS, SILVIA REGINA BATISTUZZO; LUCHIARI, ANA CAROLINA. Chronic exposure to low concentration of diflubenzuron and pyriproxyfen induces brain oxidative stress and inflammation and alters locomotion in zebrafish (Danio rerio). Environmental Research, v. 264, p. 11-pg., . (22/03094-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: