Auxílio à pesquisa 22/03200-0 - Educação interprofissional, Educação em saúde - BV FAPESP
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Desenvolvimento docente para educação interprofisisonal em saúde

Resumo

O projeto tem como finalidade disseminar os princípios teórico-conceituais e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP) em Saúde por meio de uma intervenção do desenvolvimento docente (DD). Objetivo geral: Analisar o processo de construção, implementação e avaliação de uma proposta de desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional em saúde. Objetivos específicos: a) Identificar as competências, estratégias metodológicas e de avaliação que podem ser utilizadas em uma proposta de desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional em saúde. b) Elaborar e implementar uma proposta de desenvolvimento docente em educação interprofissional em saúde. c) Avaliar as contribuições de uma proposta de desenvolvimento docente em educação interprofissional em saúde. Método: Estudo de métodos mistos que envolverá quatro fases 1) revisão de escopo; 2) planejamento da intervenção por meio de entrevistas semi-estruturadas seguidas de técnica Deplhi; 3) implementação da intervenção por meio de ensaio randomizado por cluster; 4) avaliação da intervenção com aplicação de pré, pós teste e grupos focais. O local de estudo será um município do interior paulista e uma universidade pública de São Paulo. Os participantes serão trabalhadores da saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam como facilitadores do ensino e docentes da universidade do estudo. Os dados da revisão de escopo, entrevistas semi-estruradas e grupos focais serão analisados por meio de análise temática. A análise dos dados provenientes da aplicação da técnica Delphi será realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior ou igual a 80%. Os dados quantitativos do pré-teste e pós-teste serão organizados em planilha Excel e analisados por meio de estatística descritiva e multivariada. Resultados esperados: Com a realização desse estudo espera-se, beneficiar docentes, facilitadores da EIP e consequentemente contribuir para disseminar a cultura da EIP nas instituições de ensino, e no contexto do SUS, a fim de formar profissionais aptos para colaborar interprofissionalmente, trabalhar em equipes e atuar na perspectiva da integralidade e da atenção centrada nas necessidades dos usuários para a qualidade da atenção. Os resultados esperados também poderão sinalizar caminhos para o estabelecimento e sustentabilidade do movimento da EIP na formação de novos profissionais da saúde, com a replicação da intervenção realizada em outros cenários. (AU)

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