Auxílio à pesquisa 22/02774-2 - Formação de professores, Ensino de química - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação-profissão: a construção de um terceiro lugar na formação inicial de professores de Química

Processo: 22/02774-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Thiago Antunes Souza
Beneficiário:Thiago Antunes Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa ; Renata Helena Pin Pucci ; Simone Alves de Assis Martorano ; Thaís Cyrino de Mello Forato
Bolsa(s) vinculada(s):24/03965-1 - Formação-Profissão: Prática Pedagógica do Professor de Química I, BP.EP
23/09719-0 - Formação-profissão: prática pedagógica do professor de química I, BP.EP
23/09726-6 - Formação-profissão: prática pedagógica do professor de química II, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/10070-8 - Formação-profissão: prática pedagógica do professor de química IV, BP.EP
23/10074-3 - Formação-profissão: prática pedagógica do professor de química III, BP.EP
23/08733-9 - Formação-Profissão: revisão sistemática sobre o conhecimento profissional docente parte I, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Formação de professores  Ensino de química  Ensino e aprendizagem  História de vida  Desenvolvimento profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Profissional Docente | Desenvolvimento profissional docente | Ensino-aprendizagem | formação de professores | Histórias de vida | Mônada Benjaminiana | Formação de Professores

Resumo

Nosso objetivo é compreender o movimento de construção da identidade profissional docente em disciplinas do curso de licenciatura nas quais professores de educação básica trabalhem com alunos em formação. Para tanto, por meio de articulação da tríade pesquisa-ensino-extensão, é prevista a participação de professores de educação básica da área de Química nas disciplinas de Práticas Pedagógicas de Química I e II do curso de Ciências Licenciatura, trajetória Química. Esses professores desenvolverão atividades junto com os licenciandos atuando como formadores. Assim, ao final de etapas de avaliação dos trabalhos e da disciplina, os participantes serão convidados a compartilhar suas histórias de vida profissional com foco nas práticas pedagógicas. Esses registros escritos e/ou vídeo-gravados comporão o inventário de dados. Também comporão o inventário as tarefas por eles desenvolvidas. As análises serão construídas por meio de narrativas dos professores de educação básica e licenciandos a partir de contribuições de duas diretrizes metodológicas: i) método das histórias de vida (GOODSON, 2020) e ii) a mônada como dispositivo metodológico para analisar as narrativas dos professores e alunos (PETRUCCI-ROSA, 2017) em diálogo com a literatura do campo da formação de professores. Esperamos contribuir com o avanço teórico do conhecimento profissional docente definido por António Nóvoa e fortalecer um movimento de institucionalização de um espaço para participação de professores de educação básica em disciplinas do curso de Licenciatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)