Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilização de desenhos na (re)construção de conceitos químicos no contexto da sala de aula

Processo: 22/16395-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2023 - 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Solange Wagner Locatelli
Beneficiário:Solange Wagner Locatelli
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: David Treagust ; Mauro Mocerino
Assunto(s):Ensino de química  Ensino superior  Aprendizagem autorregulada  Desenho  Educação escolar básica  Metacognição  Disciplina na sala de aula 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem autorregulada | Desenhos | Educação Básica | educação Química | Educação Superior | metacognicao | Ensino de Química

Resumo

O foco deste projeto de pesquisa é a sala de aula, intencionando-se compreender como a utilização de desenhos pode favorecer a construção/reconstrução/revisão de conceitos químicos com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. Isso se justifica, uma vez que a literatura científica tem indicado como promissora a utilização destas visualizações no aprendizado em química, bem como recomendado mais estudos nesta direção, sendo que consideramos um desafio aos estudantes, transitar entre os níveis de representação, sobretudo o submicro para aprender química. Como referenciais teórico-metodológicos, nos apoiaremos nos elementos da aprendizagem autorregulada e com relação à metodologia, esta terá perspectiva qualitativo-interpretativa com apoio da abordagem didática do ensino por investigação. As fontes de dados englobarão a observação participante dos pesquisadores envolvidos, registro audiovisual, diagramas (desenhos) produzidos pelos alunos e questionários. Os sujeitos da pesquisa serão estudantes do Ensino Médio (EM) e do Ensino Superior (ES) de instituições públicas paulistas, sendo que a pesquisa irá se articular também com ações extensionistas, estreitando o laço universidade-escola básica, contribuindo com o ensino-aprendizagem dos envolvidos, na formação inicial/continuada dos professores, bem como intenciona-se uma aproximação com pesquisadores internacionais da área de ensino de química, no sentido de ampliar e divulgar o conhecimento produzido. Como resultados, espera-se contribuir para (i) compreender como se dá o processo de aprendizagem de química com a proposta da utilização de desenhos em sala de aula de acordo com os referencias teóricos-metodológicos adotados; (ii) aproximações entre a escola básica e a universidade; (iii) produção e ampliação do conhecimento acerca da utilização deste tipo específico de estratégia metacognitiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)