Auxílio à pesquisa 22/06825-0 - Formação continuada do professor, Convívio escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas

Processo: 22/06825-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Roseli Rodrigues de Mello
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Fernandes Coimbra Marigo ; Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva ; Anselmo João Calzolari Neto ; Antônio Alvaro Soares Zuin ; Fabiana Marini Braga ; Isabela Custódio Talora Bozzini ; Marciele Nazaré Coelho ; Rosimara Silva Correia
Bolsa(s) vinculada(s):24/15407-3 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/15429-7 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/18272-1 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 24/18308-6 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/15405-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/15406-7 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/16262-9 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/15442-3 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
24/15402-1 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14540-9 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14833-6 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14803-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14951-9 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14953-1 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/14962-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/12474-9 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/12552-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/12473-2 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.TT
23/12391-6 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/12510-5 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/09803-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/08338-2 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/08950-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/09243-5 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/08478-9 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/09593-6 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.EP
23/05489-0 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.TT
23/05491-4 - Atuações educativas de êxito: aprendizagem, melhoria da convivência e formação continuada de professores com base em evidências científicas, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Formação continuada do professor  Convívio escolar  Aprendizagem  Eficácia  Equidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Coesão Social | coexistência | educação com base em evidências | Eficácia | Eqüidade | Educação escolar com base em evidência

Resumo

Eficácia, equidade e coesão social são desafios postos à educação escolar. Os índices de aprendizagem de estudantes brasileiros nas avaliações nacionais e internacionais, bem como os índices de violência nas escolas, denunciam a difícil situação do país e a necessidade de pesquisas que ajudem a superar o quadro. Na perspectiva de atuações educativas baseadas em evidências, o objeto da pesquisa é a implementação de Atuações Educativas de Êxito em três escolas brasileiras, uma de educação infantil, uma de tempo integral de 1º. a 6º. ano e uma da educação infantil ao 6º. Ano do ensino fundamental. As AEE são atuações que geram os maiores e melhores resultados, tanto na aprendizagem dos estudantes, como no convívio na escola. Elas dizem respeito a práticas de leitura, organização da sala de aula, participação das famílias nas escolas, formação de familiares, extensão do tempo de estudo, modelo de prevenção e resolução de conflitos, e formação continuada de professores, todas articuladas pelo conceito de Aprendizagem Dialógica. A pesquisa envolverá ação de formação e de acompanhamento dos docentes e gestores em sete Atuações Educativas de Êxito, para serem implementadas todas ao mesmo tempo, nas três escolas. A pesquisa tem o objetivo de analisar elementos transformadores e elementos excludentes das AEE em cada unidade escolar, traçando características para a sua sustentabilidade como prática adotada. A coleta de dados será realizada junto a docentes, gestores, familiares e estudantes, por meio de questionário, entrevista semiestruturada, grupos focais e observação, todas em perspectiva comunicativa. Os dados serão organizados e analisados em primeira mão pela equipe de pesquisadores, debatidos com painel de especialistas e consensuados com os diferentes grupos de participantes. Serão produzidas recomendações para docentes, gestores e políticas de educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)