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Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa

Processo: 22/06954-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Beneficiário:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição Sede: Centro de Educação, Filosofia e Teologia. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Camejo da Silva ; Cristiano Camilo Lopes ; João Clemente de Souza Neto ; Marcelo Martins Bueno ; Maria de Fátima Ramos de Andrade ; Maria Elisa Pereira Lopes ; Paulo Fraga da Silva ; Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
Bolsa(s) vinculada(s):24/14141-0 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
24/08834-2 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
24/04834-8 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/12758-7 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09020-6 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09160-2 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08918-9 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09505-0 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08930-9 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09382-5 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09031-8 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09088-0 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09214-5 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09506-6 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08914-3 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09006-3 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08912-0 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08931-5 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08921-0 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08948-5 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/08933-8 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP
23/09082-1 - Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizagem  Formação de professores  Capacitação de professores  Desenvolvimento profissional  Educação escolar básica  Ensino público 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:] | Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores | Casos de ensino | conhecimento pedagógico do conteúdo | Melhoria da Educação Básica | Reflexão como orientação conceitual | Desenvolvimento profissional da docencia

Resumo

Objetiva-se com o presente projeto promover e investigar processos de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, (Shulman, 1986,1987) construídos por professores da rede pública do ensino fundamental, componente central da base de conhecimento para o ensino. Focalizam-se os casos de ensino como estratégias formativas e investigativas na promoção de processos de como os professores aprendem a ensinar e a se desenvolver profissionalmente. O problema de pesquisa pode ser formulado a partir de quatro questões inter-relacionadas: A- Como se caracterizam processos de construção de conhecimento pedagógico de conteúdo dos participantes? B- Quais são as características da construção de conhecimento pedagógico do conteúdo em suas diferentes áreas e disciplinas, ou seja, como os participantes transformam os conteúdos de suas áreas/disciplinas em conteúdo de ensino?; C- Quais tipos de reflexões são exteriorizados pelos participantes ao sistematizar o processo de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo em um caso de ensino que poderá ser utilizado como estratégia em processos formativos da docência?; D- Como os casos de ensino - aqui considerados como ferramentas formativas e investigativas - contribuem para a melhoria do ensino, sob a ótica dos participantes? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza construtivo-colaborativa, envolvendo interação de profissionais da universidade e de duas escolas públicas que pressupõe, como fontes de dados, entrevistas, desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem, análise e construção de casos de ensino, elaboração de portfólios, diários reflexivos, dentre várias. É caracterizada ser de planejamento aberto, que implica decisões teórico-metodológicas a partir das necessidades formativas dos participantes e das demandas que enfrentam no dia a dia de escolas públicas. Isso implica que temáticas e formas outras de coleta de dados serão decididas processualmente, de forma coletiva, via profissionais da universidade e os da escola pública. Os casos de ensino são considerados, neste projeto, a materialização do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores. (AU)

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